Topo

Grêmio atualiza planos e deve antecipar estreia do time principal em 2022

Time de Vagner Mancini pode fazer primeiro jogo oficial ainda em janeiro, em Porto Alegre - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Time de Vagner Mancini pode fazer primeiro jogo oficial ainda em janeiro, em Porto Alegre Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

13/01/2022 04h00

O Grêmio estuda antecipar a estreia do time principal na temporada de 2022. O clube segue com o plano de abrir o Campeonato Gaúcho com o chamado grupo de transição, formado por jovens das categorias de base, mas a data do primeiro jogo da equipe comandada por Vagner Mancini tem boa chance de ser atualizada.

A estreia gremista na temporada será contra o Caxias, em Porto Alegre, no dia 26. Jogo válido pela primeira rodada do Gauchão.

O plano original do Grêmio era realizar as quatro partidas iniciais do estadual com o time de transição. A equipe comandada por César Lopes, com a base do grupo que venceu o Brasileirão de Aspirantes de 2021, encararia (além do Caxias) Brasil de Pelotas, São José-RS e Guarany de Bagé.

Agora, a ideia que toma corpo é usar o time de transição na primeira e segunda rodada. Com possível estreia da equipe principal ainda em janeiro, fazendo parte da pré-temporada a título de jogos para dar ritmo e testar o elenco comandado por Vagner Mancini.

O Grêmio mantém, no entanto, a ideia de tratar a pré-temporada de 2022 como uma preparação que deverá durar 30 dias. Assim, os jogos das primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho entrariam como uma espécie de teste para o time.

Pesa na revisão do planejamento a nova data de estreia do Gauchão. Em dezembro, a FGF (Federação Gaúcha de Futebol) indicou aos clubes que o estadual teria primeira rodada em 22 de janeiro. Agora, confirmou o pontapé inicial para quatro dias depois. Ou seja, deu mais tempo de preparação a todos os clubes.

Antes da estreia, seja em qual for a data, o Grêmio deverá realizar um jogo-treino com adversário a ser definido.

Na quarta-feira (12), a equipe de transição venceu jogo-treino diante do São José-RS pelo placar de 4 a 2 - com os gols de Elias duas vezes, Pedro Lucas e Bitello. No sábado, o grupo encara outro teste diante do Próspera-SC.

A pré-temporada do Grêmio começou na segunda-feira (10), e desde a quarta-feira (12) tem treinos no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre. As atividades ocorrem no CT da base por conta da recuperação dos gramados no CT Luiz Carvalho, centro de treinamentos do futebol profissional.

Até aqui, o clube gaúcho contratou cinco reforços para a disputa da Série B: Orejuela e Bruno Alves, em acordo com o São Paulo; Nicolas, emprestado pelo Athletico-PR, Janderson, cedido pelo Corinthians e ainda Martín Benítez, negociado com o Independiente, da Argentina. Além deles, Diego Souza renovou contrato e permanece para a temporada de 2022.