Topo

São Paulo

SP: Pablo e Nikão se reencontram, mas não devem repetir parceria vitoriosa

Pablo e Nikão estiveram na campanha do título do Athletico na Sul-Americana de 2018 - Divulgação/Twitter/AtléticoPR
Pablo e Nikão estiveram na campanha do título do Athletico na Sul-Americana de 2018 Imagem: Divulgação/Twitter/AtléticoPR

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

12/01/2022 04h00

O anúncio ontem (11) da contratação de Nikão proporcionou um reencontro no São Paulo. O atacante atuou ao lado de Pablo durante três temporadas no Athletico. Juntos, conquistaram o Paranaense de 2016 e a Copa Sul-Americana de 2018, em que Pablo foi artilheiro. No time do Morumbi, no entanto, dificilmente repetirão o sucesso conquistado em terras paranaenses.

Enquanto Nikão chega, a tendência é que Pablo saia. O atacante não faz parte dos planos do São Paulo para a temporada. O clube tenta encontrar um novo destino para o camisa 9. Já houve tentativas com Inter e Ceará, mas nenhuma agradou a Pablo. Agora, o Santos é o time da vez. Os dois clubes já se acertaram e aguardam apenas o aval do jogador para um empréstimo.

Pablo era o destaque da parceria com Nikão na época de Athletico. De 2016 a 2018, eles atuaram juntos em 99 partidas, com 42 vitórias, 28 empates e 29 derrotas. A dupla produziu 34 gols (25 de Pablo e 9 de Nikão), além de 32 assistências (17 de Pablo e 15 de Nikão).

Foi com a camisa rubro-negra que os dois viveram o melhores momento de suas carreiras. Pablo terminou a última temporada pelo Athletico como artilheiro da equipe em 2018, com 18 gols. O bom momento fez com que ele fosse vendido ao São Paulo por 6 milhões de euros (R$ 29 milhões na cotação da época), na maior contratação da história do clube paulista.

A marca pesou em Pablo. Mesmo tendo sido artilheiro do São Paulo em duas das três temporadas pelo clube,, ele nunca caiu nas graças da torcida. No ano passado, ficou marcado por perder um gol no jogo da eliminação para o Palmeiras nas quartas de final da Libertadores.

Com Jonathan Calleri assumindo a titularidade da posição e o jovem Juan sendo alçado ao profissional, Pablo ficou sem espaço no São Paulo. O clube espera negociá-lo para aliviar a folha salarial.

Já Nikão chega em uma situação semelhante à de Pablo em 2019. Ele vem de sua melhor temporada no Athletico, tendo sido fundamental para a conquista da Copa Sul-Americana de 2021.

O reencontro com Pablo, no entanto, deve acontecer apenas caso eles se enfrentem nas competições que o São Paulo disputará na temporada.

São Paulo