Topo

Flamengo conversa por Thiago Maia e pode concretizar nova compra na Europa

Thiago Maia, volante do Flamengo - Alexandre Vidal / Flamengo
Thiago Maia, volante do Flamengo Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

05/01/2022 04h00

O Flamengo está em conversas com o Lille, da França, para exercer a compra dos direitos do volante Thiago Maia e pode concretizar mais uma negociação nestes moldes. Nas últimas temporadas, o Rubro-Negro, após um vínculo inicial de empréstimo, conseguiu adquirir os direitos, por exemplo, de Gabigol junto à Inter de Milão, da Itália, e Pedro, que pertencia à Fiorentina, do mesmo país.

A diretoria do clube da Gávea vem caminhando nas tratativas para adquirir 50% dos direitos e a expectativa é por um desfecho positivo. A informação foi publicada, primeiramente, pelo "O Dia" e confirmada pelo UOL Esporte.

Maia chegou ao Flamengo em janeiro de 2020, com um acordo inicial até meados de 2021. Porém, ele teve a primeira temporada atrapalhada por uma série lesão no joelho esquerdo, que o obrigou a passar por cirurgia e ficar alguns meses afastado dos gramados.

Em fevereiro do ano passado, o Rubro-Negro anunciou a renovação do vínculo, que, naquele momento, seria válido até junho de 2022. O camisa 33 retornou, inclusive, em um momento crucial, quando a equipe, então comandada por Rogério Ceni, ainda digeria o adeus de Gerson, vendido ao Olympique de Marselha, da França.

Não seria a primeira vez que o clube da Gávea teria êxito neste tipo de tratativa. Gabigol e Pedro foram dois que chegaram por empréstimo e, posteriormente, o Fla exerceu a compra dos direitos, assegurando a permanência dos jogadores por mais algumas temporadas — com o primeiro, o novo contrato é até o fim de 2024, enquanto com o segundo até o fim de 2025.

Esses contratos levam, até mesmo, em um primeiro momento, tranquilidade à cúpula no mercado quanto ao assédio. Tanto Gabigol quanto Pedro já foram alvos de interesse e especulação nesta janela de transferência, mas não há indícios de que possam se despedir em breve.

Esse modelo de negócio utilizado pelo clube da Gávea nas últimas temporadas, inclusive, também fez desembarcar no elenco dois nomes que estavam na Inglaterra: Kennedy, do Chelsea, e Andreas Pereira, do Manchester United. A situação de ambos, porém, ainda é uma incógnita.

No orçamento para 2022, o Fla previu gastar até 16 milhões de euros, cerca de R$ 100 milhões na atual cotação, na aquisição de jogadores. Vale lembrar que tanto as negociações anteriores quanto a de Maia giraram em torno de valores a prazo.