Topo

Volta de Thiago Maia abre o leque para Ceni montar Fla após adeus de Gerson

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

28/06/2021 04h00

Apesar da derrota para o Juventude, o Flamengo carregou na bagagem também uma boa notícia: o retorno de Thiago Maia aos gramados. Recuperado de uma grave lesão no joelho esquerdo, o novo camisa 8 rubro-negro se torna opção justamente em um momento que o técnico Rogério Ceni busca remontar o setor e suprir o adeus de Gerson.

Com os direitos econômicos negociados com Olympique de Marselha, da França, o "Coringa", um dos pilares do time, se despediu do clube da Gávea na última quarta-feira (23), no triunfo sobre o Fortaleza. Desde então, Ceni tem a missão de, com as peças que tem à disposição, compor novamente o setor.

Para o jogo em Caxias de Sul, ontem (27), João Gomes, que já vinha sendo uma espécie de "12º jogador", foi o escolhido para a função. A volta de Thiago Maia, porém, dá ao treinador um leque maior e aumenta a disputa para ocupar essa lacuna.

Emprestado pelo Lille, da França, Maia foi operado em dezembro e, meio à recuperação, teve o contrato renovado até junho do ano que vem. Em rápida entrevista na saída de campo, o volante lamentou o resultado, mas celebrou estar "mais forte e mais confiante". Em redes sociais, garantiu ser uma "felicidade imensa voltar a fazer o que tanta ama".

Ceni, por sua vez, ainda adota cautela em relação ao jogador e lembra que a lesão que ele teve não foi simples. Em oportunidades anteriores, o comandante rubro-negro indicou não ver Thiago Maia ocupando a mesma função de Gerson no esquema tático do Fla, mas não descarta tal possibilidade. Para o setor, Hugo Moura também aparece como postulante. Vale lembrar que Arão, que é volante de origem, vem atuando como zagueiro sob o comando do atual treinador.

"Eu tinha ele e o Hugo Moura no banco. O Diego e o Gomes cansaram um pouco, o que é natural pelo campo pesado. A gente sempre espera uma condição ideal para colocar [o Maia]. O último jogo estava muito físico, e hoje [ontem] o gramado molhado. Mas temos que observar. Coloquei nos últimos minutos, mas não dá para ter uma conclusão exata justamente por causa do estado do gramado. Era quem tinha para fazer essa função", disse Ceni, ao falar sobre a entrada de Maia na partida, que ficou marcada por um campo pesado.

Ao mesmo tempo, a diretoria não deixa de lado a possibilidade de ir ao mercado em busca de reforços, mas trata o assunto ainda com cautela. Apesar de equilibrado financeiramente, a cúpula salienta que a pandemia de coronavírus trouxe consequências também financeiras.