Topo

Cafu mostra confiança na seleção em 2022 e vê espaço para Daniel Alves

Gabriel Carneiro

Do UOL, em Doha (Qatar)

23/12/2021 04h00

Classificação e Jogos

Cafu é especialista no assunto Copa do Mundo. Bicampeão pela seleção brasileira, ele é o único jogador da história a ter disputado três finais seguidas, em 1994, 1998 e 2002 — ano em que ficou eternizado como capitão do penta. Além destas três edições, o ex-jogador também esteve em campo em 2006, aos 36 anos. Agora aposentado, ele aprova a possibilidade de Daniel Alves repetir sua história como um lateral já veterano a serviço da Amarelinha.

"A experiência ajuda bastante quando você tem uma seleção jovem. Se você tem jogadores jovens sempre precisa de alguém que coloque esses meninos no trilho para que a seleção brasileira realmente possa brilhar", opina o recordista histórico em jogos pelo Brasil nesta entrevista ao UOL Esporte.

De acordo com Cafu, a contratação de Daniel Alves pelo Barcelona aos 38 anos é um fato relevante que pode colocá-lo de volta no radar de Tite a menos de um ano para a Copa do Mundo do Qatar. O herdeiro da lateral da seleção disputou um amistoso de estreia pelo clube espanhol e só poderá ser acionado em partidas oficiais a partir de 3 de janeiro, quando abre a janela de transferências do país.

Primeiro que quebra todo esse paradigma de que jogador com 38 anos não pode atuar em clube grande. Eu também joguei até os 38 anos no Milan, para você ter uma ideia. Então para ele é fantástico, sensacional. Para nós que fomos atletas é incrível saber que o Daniel Alves ainda tem lenha para queimar, tem gás para gastar, e está querendo. Esse é o mais importante, ele sabe o que ele quer e foi para um clube que nada mais, nada menos, é o Barcelona. Ele não foi para qualquer clube. Isso faz com que ele realmente tenha chances de ir para uma Copa do Mundo no ano que vem."

Daniel - Divulgação/FC Barcelona - Divulgação/FC Barcelona
Daniel Alves em sua reestreia pelo Barça no dia 14
Imagem: Divulgação/FC Barcelona

Daniel Alves foi lembrado por Tite apenas seis vezes em 15 convocações feitas até agora no ciclo para a Copa de 2022. Apesar disso, ele faz parte dos planos do treinador e pode receber novas oportunidades em breve. A próxima convocação para os jogos das Eliminatórias entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro, contra Equador e Paraguai, terá somente jogadores de fora do país e pode significar o seu retorno.

Segundo Cafu, apesar dos elogios a Daniel Alves, é preciso manter olhares atentos às outras opções da posição. Ele citou três nomes, inclusive uma surpresa: "Tanto o Danilo, quanto o Emerson e o próprio Vanderson, são jogadores que já demonstraram ser jogadores 100% capazes de disputar uma vaga com a camisa da seleção brasileira, jogadores que vêm fazendo grandes campeonatos. O Tite realmente vai ter uma dor de cabeça para convocar nesta posição, mas até a convocação final muita coisa pode acontecer. A gente espera que os três jogadores possam continuar nesse nível porque a seleção brasileira realmente vai precisar deles."

Danilo é hoje o titular da lateral direita da seleção, mas se recupera de uma contusão. Emerson já tem cinco convocações no ciclo para a Copa e desponta como opção importante. Por fim, Vanderson nunca foi convocado, mas está no radar de Tite, como mostrou o UOL. O jovem de 20 anos está prestes a ser vendido pelo Grêmio ao Monaco, da França, por um valor que pode chegar a 12 milhões de euros (mais ou menos R$ 77,5 milhões).

Cafu - Juca Varella/Folhapress - Juca Varella/Folhapress
Cafu ergue a taça da Copa do Mundo de 2002 após um de seus 150 jogos pela seleção brasileira
Imagem: Juca Varella/Folhapress

Confiança na seleção a "1000%"

O UOL Esporte conversou com Cafu a bordo de um barco na baía de Doha a convite do Comitê Supremo para Entrega e Legado, órgão que organiza a Copa do Mundo de 2022. O ex-lateral trabalha atualmente como um dos embaixadores da Copa do Mundo, uma espécie de garoto-propaganda com a missão de participar de eventos e lançamentos, visitar periodicamente os estádios, repetir qual legado o torneio deixará ao país e dar entrevistas para influenciadores e veículos internacionais.

Cafu - Divulgação/SC Fifa World Cup 2022 - Divulgação/SC Fifa World Cup 2022
Cafu na baía de Doha, no Qatar
Imagem: Divulgação/SC Fifa World Cup 2022

O ex-lateral mostra confiança na seleção brasileira para o torneio que promove. Os comandados de Tite garantiram classificação com seis jogos de antecedência e este é um dado incontestável, segundo Cafu. "Contra fatos não existem argumentos, né? Os números do Tite pela seleção brasileira são muito impressionantes, desde quando ele assumiu a seleção acumulamos pouquíssimas derrotas, só colecionamos vitórias contra grandes seleções. Há muito tempo não víamos classificação com tanta antecedência e esse é um mérito do trabalho", diz, antes de completar:

"Eu acho que nós vamos chegar a 1000% nesse Mundial, estou com uma expectativa muito grande em relação à seleção brasileira. O time vem evoluindo a cada ano, se classificou com uma antecedência que não acontecia há muito tempo e vem jogando um bom futebol, um grande futebol, mais consciente daquilo que precisa fazer em relação à Copa do Mundo. A perspectiva é de chegar na final."