Topo

Lateral da seleção tem Danilo prestigiado e Vanderson no radar de Tite

Vanderson durante jogo do Grêmio contra o Fluminense na última terça-feira (9), pelo Brasileirão - Pedro H. Tesch/AGIF
Vanderson durante jogo do Grêmio contra o Fluminense na última terça-feira (9), pelo Brasileirão Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

14/11/2021 04h00

A vitória por 1 a 0 sobre a Colômbia da última quinta-feira (11) fez o lateral-direito Danilo se tornar o primeiro jogador da seleção brasileira a bater a marca de mil minutos jogados nas Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. São exatos 1.023, contando acréscimos, nas 11 partidas que ele participou. Isso significa mais tempo do que outras referências do time, como Marquinhos, Casemiro e Neymar.

Enquanto Danilo reina como titular da posição no ciclo para o Mundial de 2022, a segunda vaga é uma incógnita. Seu atual reserva é Emerson Royal, do Tottenham-ING, mas recentemente já foram convocados Daniel Alves e Gabriel Menino para a posição. Em busca de novas opções a um ano da Copa, Tite já tem em mente outro nome que gostaria de observar de perto: Vanderson, jogador do Grêmio de 20 anos.

Vanderson estreou como profissional do clube gaúcho em dezembro de 2020, sob o comando de Renato Portaluppi. Desde então soma 54 partidas e cinco gols, o que chamou atenção do futebol europeu e também da comissão técnica da seleção brasileira, segundo apurou o UOL Esporte. O jovem chegou a desbancar o experiente Rafinha entre os titulares do Grêmio ao longo da temporada.

Tite - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Tite convocou quatro laterais-direitos no ciclo de preparação para a Copa do Mundo de 2022
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Não é de hoje que o gremista faz parte do radar da seleção. Ele já integra há pelo menos cinco meses o que os profissionais que trabalham com Tite chamam de "lista larga", que é um grupo de jogadores que têm todos os passos monitorados, de desempenho nos jogos até o comportamento fora de campo. Nenhuma convocação é feita fora da tal listagem que possui cerca de 50 nomes para todas as posições.

Vanderson é visto como um lateral ofensivo, que traz à equipe mais chegadas na linha de fundo com qualidade técnica e bom aproveitamento no um contra um. É um perfil parecido com o de Emerson Royal, cuja escalação dependeria de compensação no sistema de jogo. Hoje o Brasil joga com Danilo e Raphinha pela direita: um lateral que se comporta melhor por trás da linha bola e um ponta agudo e driblador.

A próxima convocação da seleção brasileira será em janeiro de 2022 para jogos contra Equador e Paraguai. Como a equipe já está classificada para a Copa do Mundo do Qatar com seis partidas de antecedência, é possível que Tite queira observar de perto jogadores que ainda não foram convocados, como é o caso de Vanderson, ou dê mais minutos para os que têm atuado pouco, a exemplo de Emerson Royal.

Enquanto isso não acontece e Daniel Alves não se firma em sua nova passagem pelo Barcelona, Danilo segue dominante com a camisa 2 à espera de saber com quem disputará posição no Qatar.

Danilo - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Danilo durante partida da seleção brasileira contra a Colômbia, sua 43ª pela equipe
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF