Topo

Grêmio: Monaco faz oferta, supera Brentford e fica perto de levar Vanderson

Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

20/12/2021 11h34

Reviravolta no destino de Vanderson. Depois de encaminhar acordo com o Brentford, da Inglaterra, o Grêmio recebeu uma proposta do Monaco, da França, e está por detalhes de concluir a negociação pelo lateral direito. A oferta francesa é maior, na soma de valor fixo e variável (de acordo com desempenho do jogador). Cerca de 12 milhões de euros (R$ 77,4 milhões na cotação atual).

A oferta do Brentford era de 11 milhões de euros fixos e mais três milhões de euros a partir de metas a serem atingidas por Vanderson, ao longo de cinco anos e meio de contrato. O clube inglês já havia tentado a contratação do lateral em agosto, com duas propostas.

O Monaco entrou na negociação no final de semana, mas apresentou a proposta formal hoje (20). Os franceses ofereceram salário maior ao jogador e também mais dinheiro na cláusula bônus - item que fica somente para o Grêmio. As cifras adicionais ainda não foram reveladas, mas são mais acessíveis, mais fáceis de serem obtidas, de acordo com pessoas envolvidas na negociação.

A cláusula bônus é importante pela divisão dos direitos econômicos. O Grêmio detém 70%, ou seja, não ficará com todo o valor fixo da operação. Mas a partir do desempenho de Vanderson, poderá amealhar mais dinheiro.

O caso é literalmente uma reviravolta. A negociação entre Grêmio e Brentford chegou a um estágio tão avançado que Vanderson foi liberado para realizar trâmite burocrático para obtenção de visto no Reino Unido.

Vanderson terminou 2021 como reserva de Rafinha, mas ao longo do ano despontou como a grande novidade das categorias de base do Grêmio entre os profissionais. Em junho, o clube gaúcho renovou contrato com o lateral até dezembro de 2025.

Aos 20 anos, Vanderson já havia sido sondado por Spartak Moscou, Milan e Tottenham. Em agosto, ele chegou a receber duas ofertas do Brentford, com direito a aumento no valor da proposta. Mas o Grêmio recusou ambas. Agora, o clube gaúcho topa a liberação de olho em dinheiro para suportar economicamente o rebaixamento à Série B do Brasileirão.