Topo

Seleção tem olhar atento a Daniel Alves e Renato Augusto a um ano da Copa

Daniel Alves foi campeão olímpico com a seleção sub-24 em agosto e planeja voltar à equipe principal em breve - Alexander Hassenstein/Getty Images
Daniel Alves foi campeão olímpico com a seleção sub-24 em agosto e planeja voltar à equipe principal em breve Imagem: Alexander Hassenstein/Getty Images

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

13/11/2021 04h00

Daniel Alves e Renato Augusto não aparecem com frequência nas convocações da seleção brasileira dos últimos anos, mas ainda são observados de perto pela comissão técnica e podem receber novas oportunidades a pouco mais de um ano da Copa do Mundo do Qatar. O lateral-direito de 38 anos, que é a mais nova contratação do Barcelona, e o meia de 33 que voltou ao Corinthians no meio deste ano não podem ser vistos como figuras do passado, segundo ouviu o UOL Esporte.

O técnico Tite tem apreço declarado pelos dois veteranos e considera que eles ainda podem se encaixar no sistema de jogo da seleção mesmo após um tempo tão longo de ausência. Daniel como um lateral construtor, com facilidade para criar jogadas também pelo meio-campo, e Renato como um dos quatro homens de ataque numa função mais de articulação.

A sensação nos bastidores da CBF é de que ambos já estariam dentro da preferência de Tite se vivessem momentos de carreira mais regulares. Daniel Alves rescindiu contrato com o São Paulo em setembro por causa das dívidas que o clube tem com ele e já está sem jogar desde a conquista do ouro olímpico no Japão, há 65 dias. A volta ao Barcelona com vínculo até o fim da temporada e confiança do técnico Xavi são vistas com bons olhos na seleção, como uma chance de retomada.

Renato Augusto - Rodrigo Coca/Agência Corinthians - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Renato Augusto é marcado por Zaracho, em Atlético-MG x Corinthians pelo Brasileirão
Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Já Renato Augusto ficou oito meses sem jogar de dezembro de 2020 a agosto deste ano, quando reestreou pelo Corinthians após deixar o Beijing Gouan, da China. No futebol brasileiro já são 15 partidas e dois gols marcados. Ele tem atuado nos últimos jogos como centroavante e ainda não desempenha o mesmo nível de outros tempos.

Uma das brincadeiras que Tite tem feito sobre o assunto é que Renato Augusto precisa "tirar a China do corpo", um indicativo de que o meia ainda não está próximo de uma nova convocação porque precisa readquirir a melhor forma física e técnica. Há expectativa de que isso aconteça em 2022 a partir de uma boa pré-temporada.

O desejo de Tite de contar com Renato Augusto na seleção brasileira por causa de sua qualidade e entendimento de jogo é motivo de uma lembrança curiosa nos bastidores. Quando o meia foi jogar na China, pessoas da comissão técnica detectaram ser improvável que ele mantivesse o mesmo nível por muito tempo. Mas Tite bateu o pé e até viajou ao país para observá-lo de perto em maio de 2019, de tanto que queria manter o nome no radar. Só depois de alguns dias e jogos vistos na China é que entrou em sintonia com seus auxiliares.

A última convocação de Renato Augusto para a seleção foi em novembro de 2018, para amistosos contra Uruguai e Camarões. Já Daniel Alves continuou sendo convocado até outubro do ano seguinte, foi relegado e, depois de quase dois anos ausente, entrou em campo por 32 minutos na vitória por 2 a 0 sobre o Peru, pelas Eliminatórias, no último dia 9 de setembro. Ele não foi chamado nas duas últimas listas do ano.

Sem a dupla de veteranos, o Brasil entra em campo pela última vez em 2021 nesta terça-feira (16), às 20h30, contra a Argentina. O jogo será na cidade de San Juan e a seleção entra já classificada para a Copa do Mundo de 2022.

Os próximos jogos serão em 27 de janeiro e 1º de fevereiro do ano que vem, contra Equador (fora de casa) e Paraguai (no Mineirão). Tem gente querendo voltar a vestir a Amarelinha.