Topo

Palmeiras

'Entendi que era o momento de encerrar o ciclo', diz Bigode sobre Palmeiras

A caminho do Fluminense, Willian Bigode se despede do Palmeiras - Luiz Guilherme Martins/Palmeiras
A caminho do Fluminense, Willian Bigode se despede do Palmeiras Imagem: Luiz Guilherme Martins/Palmeiras

Ana Flávia Oliveira

Do UOL, em São Paulo

22/12/2021 04h00

De malas prontas para o Fluminense, o atacante Willian Bigode, 35 anos, vai deixar saudade no coração do torcedor palmeirense. Afinal, em cinco anos no Alviverde, ele ajudou na conquista de seis taças, participou de 253 jogos e fez 66 gols. Como o próprio jogador diz: "é uma história bonita". Mas por que encerrá-la, assim?

"Mesmo fazendo parte do projeto de 2022, eu entendi que era o momento de estar encerrando esse ciclo. [...] A gente sabe da grandeza do clube, da paixão do torcedor do Fluminense, toda a estrutura que tem, todas as coisas boas que ouvi internamente do clube, pelo reconhecimento que o clube está tendo e também aquilo que eu enxergo, que tenho de ambição [de buscar grandes conquistas]...", explicou Willian em entrevista ao UOL.

O jogador, que tinha contrato com o Palmeiras até o fim do ano que vem, era um desejo antigo da diretoria do Fluminense, mas as investidas anteriores não foram para frente. Agora, ele diz não ter dúvida de que foi o melhor momento para arrumar as malas com destino ao Rio de Janeiro. "Eu tenho certeza de que eu fiz a escolha certa e vou ser muito feliz".

O investimento da diretoria da Flu em busca da primeira Libertadores da história do clube também fez os olhos de Willian brilharem. Além de Bigode, que foi anunciado oficialmente nesta terça-feira (21), o Tricolor contratou o também ex-palmeirense Felipe Melo e o técnico Abel Braga. O clube ainda negocia com o atacante Ricardo Goulart, que está sem clube desde a saída do Guangzhou Evergrande, da China, no mês passado.

"Tem a Libertadores aí. A possibilidade de avançar nessa repescagem, de conquistar, sim. Não tenha dúvida. Estão se planejando para montar um grupo muito forte, além daquilo que já tem lá, jogadores de muita qualidade, um grupo de uma mescla, de jovens com experientes. Acredito que isso é muito importante. E as outras competições que também têm para disputar. Não tenha dúvida que eu enxergo isso com muito brilho nos olhos, essa possibilidade e essa ambição, não somente minhas, mas que vejo também do clube, do torcedor, de voltar a ter essa conquista de títulos tão expressivos, como sempre teve."

O Fluminense está classificado para a Pré-Libertadores e enfrenta Deportivo Cali ou Millonarios, ambos da Colômbia. Em 2021, o Tricolor caiu nas quartas de final da competição, diante do Barcelona de Guayaquil.

Despedida do Palmeiras

Na segunda-feira (20), Willian foi ao CT do Palmeiras, onde foi homenagem por suas conquistas no clube e recebeu uma placa das mãos da presidente palmeirense, Leila Pereira. Com a camisa alviverde, Bigode foi campeão Brasileiro (2018), da Florida Cup, do Paulista, da Copa do Brasil (2020), além das Libertadores de 2020 e 2021.

"Encerro meu ciclo no Palmeiras de uma forma bem positiva. E mais importante, deixando um legado e saindo daqui muito edificado, com nível de maturidade, de disciplina que adquiri aqui dentro, como homem, que vou dar continuidade no meu novo desafio", disse o atacante.

Um dos jogadores mais adorados pela torcida, Willian diz que conquistou o respeito do palmeirense por "representar bem" o clube. "Aquilo que conquistei do torcedor, não foi somente uma paixão pelo futebol, foi o respeito, esse comprometimento, esse caráter profissional e, consequentemente, com aquilo que você ia desenvolver dentro de campo, dentro das suas conquistas. Acredito que a gente deixou aqui uma história bonita, de grandes conquistas, de títulos importante, mas também desse papel de poder representar bem a instituição, sempre com muito respeito."

Willian chegou ao Palmeiras em 2017, fez 17 gols e foi o artilheiro da equipe na temporada. No ano seguinte, foi dele o passe para o gol de Deyverson, na vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, que deu ao Palmeiras o décimo título Brasileiro da história do clube. Aquele ano, aliás, é citado pelo atacante como o mais importante dele com a camisa alviverde.

"2018 foi um ano muito especial, mesmo a gente tendo a conquista somente do Brasileiro. Mas eu particularmente tive um ano muito regular, consegui jogar, fui o segundo atleta com mais jogos no Brasil. Poder coroar com título foi muito especial."

Embora guarde o ano de 2018 em lugar especial nas suas memórias, foi também o lance do gol de Deyverson o responsável pelo momento mais difícil da carreira de Bigode. O atacante torceu joelho na jogada e ficou oito meses longe dos gramados.

"Sabia que não iria ser fácil. Porém, consegui absorver isso tudo muito rápido, passar pela cirurgia, pela recuperação, tive toda a estrutura, com a mentalidade muito forte emocionalmente, com um foco muito grande para ter esse período longo de recuperação e poder voltar super bem."

E os números explicam a razão pela qual a passagem de Willian vai deixar o torcedor palmeirense com saudade. Com 66 gols, ele é o segundo jogador que mais marcou pelo Palmeiras neste século, atrás apenas de Dudu, com 77 gols. Nas cinco últimas temporadas, Bigode também serviu os companheiros em 26 oportunidades, marca só superada por Scarpa (39) e Dudu (81). Além disso, ele é o quarto jogador que mais atuou com a camisa do Verdão (253 vezes), atrás apenas de Fernando Prass (274), Dudu (333) e Marcos (392).

Diante dos números, Willian deixa o Palmeiras com uma certeza. "Não tenha dúvidas de que saio de portas abertas."

Palmeiras