Topo

OPINIÃO

Carvalho: "Wesley Moraes é o melhor retrato do São Paulo no mercado"

Do UOL, em São Paulo

17/12/2021 16h04

Encerrada a temporada, o São Paulo volta suas atenções para o mercado da bola. Sem dinheiro para fazer grandes contratações, o Tricolor tenta encontrar boas oportunidades para reforçar seu elenco de forma qualificada e sem colocar tanto a mão no bolso. Um exemplo de como será o comportamento do clube nesta janela são as negociações com Wesley Moraes e Douglas Costa.

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte com as últimas novidades do Tricolor, os jornalistas Marcelo Hazan e Brunno Carvalho conversaram sobre a movimentação do clube no mercado da bola. Eles explicaram como as tratativas com Wesley Moraes e Douglas Costa devem ser o modelo a ser seguido no Morumbi.

"A negociação com Wesley Moraes é difícil, mas o São Paulo enviou uma proposta de empréstimo. Saiu do patamar de conversa e chegou a uma negociação. Falta a resposta do Aston Villa e se ele vai ser liberado pelo Brugge, da Bélgica. Sobre o Douglas Costa, o São Paulo espera saber se vai conseguir fechar com um investidor que arcaria com esse salário para daí se aproximar dele. Não é uma negociação impossível, mas depende muito do investidor", disse Carvalho.

Hazan recomendou pés no chão aos torcedores quanto a possíveis reforços, já que o clube está com os cofres vazios. "O torcedor são-paulino terá que ter muita paciência. Dinheiro é uma coisa que está em falta no Morumbi. A dívida beira os R$ 700 milhões. Se já precisou de criatividade na última janela de transferências para contratar jogadores, agora terá que ter o dobro. Há menos espaço financeiro. A solução para o São Paulo tentar algum fôlego para contratar é liberar atletas para livrar um pouco essa folha salarial", explicou o jornalista.

A tônica das possíveis contratações do Tricolor será mesmo apostar na velha tática do "bom e barato", como destacou Carvalho. "O Wesley Moraes é o melhor retrato do que será o São Paulo nessa janela. Não é um jogador que eles acreditam que seja muito viável, mas botaram para jogo. Se aceitarem, aceitaram. A proposta é de um empréstimo sem custo, com o Aston Villa pagando uma boa parte do salário. Se aceitarem, é um jogador bom que o São Paulo ganha custando pouco. Não atrapalha a dívida e o São Paulo consegue um reforço de peso", disse o repórter do UOL.

Hazan enfatizou que, com a escassez de recursos, o São Paulo tenta usar como trunfo a agilidade nas negociações. A tática é chegar na frente de possíveis concorrentes, que poderiam fazer ofertas maiores. "Por prioridade, seriam jogadores que estão livres ou por empréstimo. A imprensa já fala em uma concorrência do Palmeiras por Wesley Moraes. Para o São Paulo, vai ser muito difícil vencer qualquer tipo de concorrência. Por isso, o sigilo é uma questão muito importante para o clube. Se chegar antes com menos dinheiro, pode ser o diferencial para conseguir uma contratação. Quando o negócio vira público, a chance de o São Paulo competir com Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG é praticamente nenhuma. Financeiramente, eles estão muito distantes e não há comparação", comentou.

Carvalho reforçou que, no caso de Douglas Costa, o Tricolor só fechará negócio se contar com ajuda externa. "O Douglas Costa depende 100% do investidor. Se não conseguir esse acordo e essa engenharia financeira para conseguir pagar, dificilmente o São Paulo vai arcar sozinho com os salários, que são altos", frisou.

Para Hazan, o esforço da diretoria do Tricolor será encontrar boas ocasiões no mercado, sem gastar muito. "O Wesley Moraes é uma tentativa por empréstimo e é assim que o São Paulo poderia trabalhar. Um empréstimo, um jogador livre, uma oportunidade de mercado, como é o caso do Douglas Costa. É uma oportunidade pela forma como ele estava se desligando do Grêmio, com o contrato rescindido depois daquela polêmica toda com o time sendo rebaixado", finalizou.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será na terça-feira (21), às 14h (horário de Brasília), com a análise das últimas novidades do Tricolor. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.