Topo

Vini Jr decide em dia de garçom, e Real bate Atlético de Madri no Espanhol

Benzema comemora gol marcado pelo Real Madrid no clássico diante do Atlético de Madri pelo Campeonato Espanhol - Javier Soriano/AFP
Benzema comemora gol marcado pelo Real Madrid no clássico diante do Atlético de Madri pelo Campeonato Espanhol Imagem: Javier Soriano/AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/12/2021 18h56

O Real Madrid venceu o clássico contra o Atlético de Madri por 2 a 0 na tarde de hoje (12), no Santiago Bernabéu, e disparou na liderança do Campeonato Espanhol. O Dérbi teve mais uma atuação brilhante de Vinicius Júnior, que deu assistências para os gols de Benzema e Asensio.

A vitória pela 17ª rodada leva o Real a 42 pontos, abrindo oito de vantagem para o vice-líder Sevilla, que tem um jogo a menos. Os colchoneros permanecem na quarta posição, com 29 pontos.

Pela próxima rodada, no sábado (18), o Atleti visita o Sevilla no Ramón Sánchez Pizjuán, às 17h (horário de Brasília). No domingo (19), os merengues recebem o Cádiz, também às 17h.

Quem foi bem: Vinicius Júnior

Vinicius Jr. carrega a bola pelo Real Madrid em clássico contra o Atlético de Madri pelo Campeonato Espanhol - Javier Soriano/AFP - Javier Soriano/AFP
Vinicius Jr. carrega a bola pelo Real Madrid em clássico contra o Atlético de Madri pelo Campeonato Espanhol
Imagem: Javier Soriano/AFP

O modo 'malvadeza' não para! Vinicius Júnior deu mais um show com a camisa dos merengues, e foi decisivo para a vitória no Dérbi de Madri com duas assistências. No primeiro tempo, após erro defensivo do Atleti, saiu da sua posição e recebeu pela direita para acertar um cruzamento preciso para Benzema, que abriu o placar. Na etapa final, avançou pela esquerda e encontrou Asensio livre para marcar o segundo. Além dos passes para gol,

Quem foi mal: Koke

Em má fase pelo Atleti, o camisa 6 teve uma atuação apagada, pouco ajudou os colchoneros na construção de jogadas. Além disso, foi Koke o responsável pelo passe errado que gerou o primeiro gol do Real Madrid, quando os visitantes ainda jogavam melhor no clássico.

Real domina o clássico, segura Atlético e administra vantagem

Apesar do Atlético começar melhor no clássico, o Real Madrid rapidamente entrou em vantagem no placar com sua dupla de ataque: Vinicius Júnior cruzou para Benzema abrir o placar com um golaço, aos 15 minutos. A partir dali, o time da casa administrou a vantagem, anulou as tentativas dos colchoneros, que assustaram poucas vezes, e fecharam a conta no início da etapa final: Asensio recebeu ótimo passe de Vini e ampliou o placar. Com a vantagem, bastou ao Real administrar a vitória e disparar na liderança.

Atleti começa bem, mas é superado e não consegue reação

Os comandados de Simeone tiveram um bom início no Dérbi, com pressão na marcação e uma boa chance com Matheus Cunha. No entanto, após o Real abrir o placar, o Atleti não conseguiu reagir e levou perigo em três oportunidades: em uma falta cobrada por Griezmann no primeiro tempo, bem defendida por Courtois, e duas finalizações perigosas de João Félx na etapa final, também paradas pelo goleiro belga.

Cronologia do jogo

Aos 15 minutos de jogo, Benzema abriu o placar com um golaço. Aos 12 do segundo tempo, o Real ampliou com gol de Asensio.

Bastaram 45 minutos para Benzema

Após perder o jogo contra a Inter de Milão pela Liga dos Campeões por conta de uma lesão leve na perna esquerda, Karim Benzema foi escalado para atuar por 45 minutos no clássico contra o Atlético. E meio tempo bastou para que o francês marcasse um golaço de voleio, colocasse os merengues em vantagem e abrisse folga na artilharia do Espanhol, com 13 gols. Ao lado de Vinicius Júnior, o camisa 9 é o grande nome do Real na temporada. No intervalo, Benzema foi substituído.

Tabu mantido

Após a derrota de hoje, o Atlético de Madri chegará ao sexto ano sem vencer o Real no Santiago Bernabéu. Desde a vitória por 1 a 0 em fevereiro de 2016, os merengues venceram dois Dérbis e empataram três em casa.

FICHA TÉCNICA

Real Madrid 2 x 0 Atlético de Madri

Data: 12/12/2021

Hora: 17h (de Brasília)

Local: Santiago Bernabéu, em Madri (ESP)

Árbitro: Antonio Mateu Lahoz

Cartões amarelos: Mendy (Real Madrid) e Alaba (Real Madrid); Felipe (Atlético de Madri) e Kondogbia (Atlético de Madri)

Cartões vermelhos:

Gols: Benzema (Real Madrid), aos 15' do 1º tempo. Asensio (Real Madrid), aos 12 do 2º tempo.

Real Madrid: Courtois; Carvajal (Nacho Fernández), Militão, Alaba e Mendy; Casemiro, Kroos e Modric; Asensio (Valverde), Vinicius Jr (Rodrygo) e Benzema (Jovic). Técnico: Carlo Ancelotti.

Atlético de Madri: Oblak; Llorente, Kondogbia, Felipe e Hermoso; Koke, De Paul (Herrera), Carrasco (João Félix) e Correa (Luis Suárez); Griezmann (Lemar) e Matheus Cunha (Renan Lodi). Técnico: Diego Simeone.