Topo

Garotos do Palmeiras fazem bom 1º tempo e sofrem no 2º, mas batem o Ceará

Diego Iwata Lima

De São Paulo

09/12/2021 23h35

O Palmeiras fez um primeiro tempo quase perfeito e sofreu com uma forte pressão do Ceará no segundo no confronto deste noite (9), pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, conseguiu sair de Barueri com a vitória, a segunda desde que os principais campeões da Libertadores receberam férias antecipadas: 1 a 0, gol de Kevin, aos 41min do primeiro tempo.

Jogando leves, os garotos do sub-20, em que pese as dificuldades da segunda etapa, atuaram de igual para igual contra uma equipe que entrou em campo sonhando com uma vaga na Libertadores. Com o placar, o Palmeiras foi a 66 pontos, finaliza o nacional em terceiro, e fez sua quarta melhor campanha desde 2006.

Já o Ceará, com 11º, terá de se contentar com uma vaga na Copa Sul-Americana em 2022 —o que, diga-se, está longe de poder ser considerado um fiasco.

Quem foi bem: Giovani e Vinicius Silvestre aproveitam as chances

O atacante de 17 anos levou perigo sempre que pegou na bola. Muito rápido, entrou na área como e quando quis, bateu bem a gol e ainda sofreu um pênalti claro, que o VAR simplesmente decidiu não dar. E quando o Palmeiras passou a ser acuado pelo Ceará, o goleiro apareceu com muita segurança e defesas tecnicamente difíceis.

Quem foi mal: Mendoza não conseguiu levar o Ceará à frente

Rápido, Mendoza, ex-corintiano e velho conhecido da torcida verde, tinha de ser o homem que levaria o Ceará ao ataque em velocidade. Mas não conseguiu, parando na marcação do Palmeiras. Tanto que saiu no segundo tempo, e Rick, seu substituto, foi muito melhor que ele.

Giovani foi a melhor válvula de escape no primeiro tempo

O Palmeiras apostou em um jogo de transição para superar o Ceará em Barueri no começo da primeira etapa. E o principal jogador acionado no campo de ataque era Giovani. Rápido e habilidoso, o extremo se livrava com facilidade da marcação. Mais de uma vez, bateu a gol com perigo.

Matheus Fernandes salvou o Ceará

Você não leu errado. Único jogador de linha profissional na escalação, o volante até participou bem da jogada, fazendo pivô para chute de Vitinho, aos 14min. Mas ficou no meio do caminho entre o chute do companheiro e o gol, desviando a bola em tiro de meta.

Ceará não conseguia sair da defesa

O time de Tiago Nunes demonstrava muita dificuldade de chegar à frente, acuado pelo volume ofensivo do Palmeiras. O Alviverde ainda explorava as costas da defesa do Vozão em quase todo contra-ataque.

Kevin abre o placar para o Verdão com justiça

O 0 a 0 já era injusto quando Kevin fez seu primeiro gol como profissional e abriu o placar para o Alviverde, aos 41min: Giovani cruzou da direita, Vitinho cabeceou para o meio da área e Kevin se lançou na bola para fazer 1 a 0.

Arbitragem e VAR não dão pênalti para o Palmeiras no 2º tempo

O relógio apontava 3min do segundo tempo quando Giovani invadiu a área do Ceará pela direita e foi empurrado por Lima. Pela transmissão da TV, a infração ficou muito evidente, em especial na câmera por trás da jogada. O VAR certamente viu o lance. O motivo para não ter apontado o pênalti é inexplicável.

Ceará cresce e para em um Vinicius Silvestre inspirado

O goleiro do Palmeiras salvou o time duas vezes em questão de minutos. Em boa jogada do Ceará pela direita, Lima cruza, e Mendoza aparece livre na pequena área, mas acerta a trave, com o gol aberto. Na sequência, novo cruzamento, e Vina cabeceia sozinho para enorme defesa de Vinicius. O Ceará passava a mandar jogo. Mas não conseguiria bater o goleiro alviverde. Vina ainda teve mais duas boas chances, em vão.

Palmeiras teve três estreias

O lateral-direito Lucas Sena, o volante Yago e o meia Jonathan fizeram suas estreias pelos profissionais.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 1 X 0 CEARÁ

Motivo: Campeonato Brasileiro, rodada 38

Local e horário: Arena Barueri, às 21h30

Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)

Auxiliares: Daniel Henrique da Silva Andrade e José Reinaldo Nascimento Júnior (ambos do DF)

VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

Público: 5.304 pessoas

Renda: R$ 148.992,13

Gols: Kevin (PAL), aos 41min do 1º tempo

Cartões Amarelos: Vitinho (PAL)

PALMEIRAS: Vinicius Silvestre; Michel, Naves e Lucas Freitas; Garcia, Fabinho, Matheus Fernandes (Pedro Bicalho) e Vanderlan (Lucas Sena); Giovani (Gabriel Silva), Kevin (Jonathan) e Vitinho. Técnico: Paulo Victor Gomes

CEARÁ: João Ricardo; Igor (Jorginho), Messias, Klaus e Kelvyn; Fabinho (Marlon) e Fernando Sobral; Mendoza (Rick), Vina e Lima (Cléber); Yony González. Técnico: Tiago Nunes

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado, o Palmeiras venceu duas vezes desde o título da Libertadores, e não três. O erro foi corrigido.