PUBLICIDADE
Topo

Fluminense

Fluminense enfrenta o Bahia de olho em vaga na próxima Libertadores

Marcão, técnico do Fluminense, conversa com elenco no CT - MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Marcão, técnico do Fluminense, conversa com elenco no CT Imagem: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

05/12/2021 04h00

Classificação e Jogos

O Fluminense encara o Bahia, hoje (5), na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro, e tem a oportunidade de carimbar vaga na próxima edição da Libertadores. O duelo será às 16h (de Brasília).

O Tricolor, com 51 pontos, está na sétima colocação e, em caso de triunfo, se assegura, no mínimo, entre os oito melhores times da competição, visto que apenas Ceará ou América-MG — que se enfrentam na rodada — poderão ultrapassar. Ou seja, neste cenário, a equipe das Laranjeiras já teria vaga, pelo menos, na fase preliminar.

O Bahia, por outro lado, tenta dar mais um passo na luta contra o rebaixamento. Atualmente, a equipe tem 40 pontos, estando na 17ª posição,a primeira da zona da degola.

A classificação à competição continental é um dos principais objetivos da diretoria do Fluminense nesta temporada. Após um começo de Brasileiro cambaleante, em que esteve, inclusive, próximo à zona de rebaixamento, o time se recuperou e vê a chance de chegar à Libertadores pelo segundo ano consecutivo.

Em 2021, a equipe das Laranjeiras voltou ao torneio após oito anos, e acabou eliminada nas quartas de final, depois de dois empates com o Barcelona de Guayaquil — 2 a 2 no Maracanã e 1 a 1 no Equador. Os resultados, inclusive, pesaram na decisão pela demissão do técnico Roger Machado.

O troféu continental ainda é inédito nas Laranjeiras. Em setembro, durante entrevista coletiva, o presidente Mário Bittencourt lamentou as então recentes eliminações na Copa do Brasil e Libertadores, e indicou que ser constante no torneio internacional é importante para alçar voos mais altos.

Em que pese as duas desclassificações, é muito importante lembrarmos que há oito anos o clube não disputava a Libertadores, e o nosso objetivo é voltar a disputar a Copa Libertadores. Por que isso? Porque outros clubes que venceram essa competição disputaram N vezes, e a gente precisa ser constante nessa competição", disse à época.

Antes da atual temporada, o Tricolor havia participado da competição continental em 2013. Caso se concretize, em 2022 será a oitava vez que o Flu estará na lista de equipes — 1971, 1985, 2008, 2011, 2012, 2013 e 2021 foram as oportunidades anteriores.

De novo Marcão

No ano passado, a equipe terminou na quinta colocação do Brasileiro e também encerrou o campeonato sob o comando de Marcão, que havia assumido após a saída de Odair Hellmann. Agora, o auxiliar foi efetivado logo após o adeus de Roger Machado, no fim de agosto.

O ex-volante também assumiu o time na reta final do Brasileiro de 2019. À época, a equipe lutava para se afastar da zona de rebaixamento.

Mudança na zaga

Com David Braz suspenso e Nino se recuperando de uma lesão na coxa esquerda, a tendência é que a dupla de zaga seja formada por Luccas Claro e Manoel. Matheus Ferraz é opções para o setor, enquanto Luan ainda é dúvida.

FICHA TÉCNICA
BAHIA X FLUMINENSE

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Dia: 05 de Dezembro de 2021, domingo
Horário: 16h
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)

Bahia: Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick de Lucca, Rodriguinho e Daniel; Raí Nascimento, Gilberto e Juninho Capixaba (Rossi). Técnico: Guto Ferreira

Fluminense: Marcos Felipe; Samuel Xavier, Manoel, Luccas Claro e Marlon; André, Wellington e Yago Felipe; Caio Paulista, Luiz Henrique e Fred. Técnico: Marcão

Fluminense