Topo

Corinthians

Caixão, marcha fúnebre e paródia: a vingança do Corinthians contra o Grêmio

Torcida durante partida entre Corinthians e Santos - Ettore Chiereguini/AGIF
Torcida durante partida entre Corinthians e Santos Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

04/12/2021 04h00

Há 14 anos, a torcida do Grêmio lotava o Olímpico para ver um dos gigantes do futebol brasileiro ser rebaixado: "Hoje é uma noite especial, você não pode perder: Corinthians Série B, Corinthians B". No próximo domingo (5), no encontro com o Imortal, os corintianos têm a oportunidade de retribuir a música e planejam uma festa de grandes proporções na Neo Química Arena. Se vencer, o Timão manda o Grêmio para a Segunda Divisão e conclui a tão aguardada vingança.

A Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians, fará uma marcha fúnebre para receber o elenco do Grêmio em Itaquera. Os torcedores levarão para o estádio caixões, ramo de flores e respeitarão um minuto de silêncio durante a partida. Tudo para desestabilizar o adversário e vingar o episódio ocorrido em Porto Alegre em 2007, no empate em 1 a 1 que sacramentou o rebaixamento do Timão.

Nos últimos dias, os corintianos se mobilizaram nas redes sociais sob o discurso de vingança. Os ingressos disponíveis na plataforma do Fiel Torcedor esgotaram em poucas horas e a expectativa é de casa cheia. O clube espera mais de 40 mil pessoas na Neo Química Arena e, internamente, a diretoria fala em alcançar um dos dez melhores públicos da história do estádio.

A vingança em cima dos gremistas também é planejada pelos torcedores comuns do Corinthians. Em grupos de Whats App, os torcedores fazem 'vaquinhas' para comprar balões azuis com a letra B, em referência à Segunda Divisão do futebol brasileiro, e se planejam para levar cartazes e mais caixões. Para a Fiel, o jogo da 38ª rodada do Brasileirão 2007 não foi esquecido.

"Até a pé nós iremos/ Para o velório do Grêmio/ Para a alegria de toda a favela/ Seu enterro será em Itaquera", cantam os corintianos nos dias que antecedem a partida na zona leste da capital paulista.

Em campo, basta uma vitória para o Corinthians se garantir na fase de grupos da Copa Libertadores 2022 e sacramentar a queda do Grêmio. O Tricolor gaúcho tem mais de 90% de chances de queda e precisa vencer em Itaquera para chegar na última rodada com esperanças de permanência. No que depender do time treinado por Sylvinho, o Imortal sacramenta seu terceiro rebaixamento já neste fim de semana.

Corinthians