PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Grêmio fica sem lateral e pode até mudar esquema contra o São Paulo

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

30/11/2021 12h00

Classificação e Jogos

Vanderson fora pelo terceiro cartão amarelo, Léo Gomes liberado na segunda-feira (29) ao lado de outros seis jogadores e Rafinha suspenso pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). O Grêmio se prepara para o jogo com o São Paulo, que vale o fio de esperança contra o rebaixamento, sem ter um lateral direito à disposição. Diante do cenário, Vagner Mancini pode improvisar alguém ou até mudar o esquema tático.

Grêmio e São Paulo se enfrentam na quinta-feira (2), pela 37ª rodada do Brasileirão. O time gaúcho precisa vencer para manter a chance matemática de fuga da Série B.

Vanderson levou o terceiro amarelo diante do Bahia na sexta-feira (26). Rafinha naturalmente ficaria com a vaga, mas na segunda-feira (29) o experiente lateral foi punido pela 1ª Comissão Disciplinar do STJD com mais um jogo de suspensão. O gancho é por ofensa à arbitragem da partida com o Palmeiras, em Porto Alegre.

O Grêmio não planeja, neste momento, chamar jovens da base para compor o elenco principal. Mesmo que tenha carência. A justificativa é o plano de fechar o grupo com menos peças, ideia que motivou afastamento de atletas no início da semana.

A alternativa mais simples é improvisar Mateus Sarará, volante, na lateral direita. O jogador atuou em algumas partidas do lado do campo, durante o final da passagem pela base.

Outra saída de Vagner Mancini é mudar o esquema, com a inclusão de mais um zagueiro e jogador de velocidade pelo lado, mas já no meio-campo. Como uma espécie de ala.

O Grêmio se prepara para o jogo com o São Paulo com uma super concentração, que começa hoje (30) à noite e só termina no domingo (5), depois da partida com o Corinthians, em São Paulo. Na última rodada, o time gaúcho recebe o Atlético-MG.

Futebol