Topo

Brasileirão - 2021

Como o Juventude pode transformar a quinta-feira em "Dia D" para o Grêmio

Resultado do jogo do Juventude impacta diretamente na chance de rebaixamento do Grêmio - MAXI FRANZOI/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Resultado do jogo do Juventude impacta diretamente na chance de rebaixamento do Grêmio Imagem: MAXI FRANZOI/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/11/2021 04h00

O Juventude enfrenta o Red Bull Bragantino hoje (30), às 19h (de Brasília), no estádio Alfredo Jaconi, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. E o jogo não tem reflexo apenas na luta do time de Caxias do Sul para evitar o rebaixamento ou na busca do Massa Bruta por vaga na próxima Libertadores. O resultado pode impactar diretamente no Grêmio.

Com a vitória sobre o Bahia, ontem (29), o Atlético-GO chegou a 44 pontos e desgarrou da briga contra a queda, esquentando a disputa entre Juventude (40 pontos), Bahia (40 pontos), Athletico Paranaense (42 pontos) e Grêmio (36 pontos).

Último da fila nesta batalha, o time de Porto Alegre pode ver o Ju o tornar "rebaixável" na quinta-feira.

Para isso, os comandados de Jair Ventura precisam vencer. Desta forma, iriam a 43 pontos na classificação, pulando fora do Z4, e transformando a quinta-feira no "Dia D" para o Grêmio.

Às 18h (de Brasília), na quinta, o Bahia irá encarar o Atlético-MG em jogo atrasado da 32ª rodada. Uma vitória levaria a equipe de Salvador também a 43 pontos. E com esta combinação, o Grêmio seria rebaixado em caso de derrota para o São Paulo, na Arena, às 20h (de Brasília).

Isso porque, se não pontuar contra os paulistas, o time de Porto Alegre chegaria no máximo a 42 pontos no campeonato — caso vença Corinthians e Atlético-MG, jogos que restarão no calendário. Bahia e Juventude já teriam 43, sendo, portanto, inatingíveis.

Por outro lado, caso o Juventude não bata o Red Bull Bragantino, hoje, torna impossível o rebaixamento gremista nesta quinta-feira, pois ficaria com 40 ou 41 pontos, sendo que o Athletico Paranaense tem 42 e só jogará na sexta-feira (3), contra o Cuiabá.

Uma vitória do Juventude, também, significa o rebaixamento do Sport, atualmente em penúltimo com 33 pontos.