Topo

América-MG vence por 3 a 2 e complica situação do Sport no Z4

Bruno Fernandes

Colaboração para o UOL, em Maceió

10/11/2021 23h25

Em um jogo cheio de reviravoltas, o América-MG venceu o Sport por 3 a 2 na noite desta quarta-feira (10), na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro e complicou ainda mais a situação da equipe pernambucana na zona de rebaixamento. Alê, Juninho Valoura e Ademir marcaram para o Coelho, enquanto Mikael e Zé Welison descontaram para o Leão da Ilha.

Com o resultado, o América-MG soma 41 pontos e consegue se manter firme na 10ª posição e vivo na briga por uma vaga na Copa Sul-Americana. Por outro lado, o Sport se complicou e permanece na 18ª colocação, com 30 pontos. Na próxima rodada, o Sport encara o Ceará, no domingo (14), às 19h (horário de Brasília), na Arena Castelão. Um dia antes, o América-MG encara o Grêmio, no Independência, às 18h30.

Alê acerta tudo e abre o placar

Alê, do América-MG, marcou o gol que abriu o placar da Arena Pernambuco. Antes disso, no entanto, se movimentou bem em campo e acertou 86% dos passes antes de ser substituído aos 13 da segunda etapa por Juninho Valoura.

Gustavo expulso nos primeiros minutos

Gustavo, do Sport, que assumiu o protagonismo da equipe em algumas situações depois da saída de Thiago Neves deu entrada dura em Felipe Azevedo aos 24 do primeiro tempo. O árbitro Raphael Claus mostrou amarelo, mas foi chamado para avaliar o lance no monitor e o expulsou, complicando ainda mais a situação de um Sport cheio de falhas.

Zé Welison se recupera de concussão marcando gol

Mesmo voltando de uma concussão causada na partida contra o Fluminense, Zé Welison, do Sport, conseguiu exercer um bom ritmo de jogo e foi o autor do gol que igualou o marcador na Arena Pernambuco aos 30 da segunda etapa. Na última partida, o jogador caiu desacordado no Maracanã depois de sofrer uma pancada na cabeça no último domingo, quando a equipe perdeu por 1 a 0.

Sport erra passes e corre do prejuízo

O Leão da Ilha não conseguiu ter o controle da bola boa parte do tempo diante de um América-MG com uma postura ofensiva e uma marcação em cima, principalmente nas saídas de bola. A equipe pernambucana errou muitos passes nas laterais e pouco conseguiu criar.

Os chutes em direção ao gol saíram em sua maioria de bola parada já que o meio campo também não conseguia fazer ligações. A situação ficou um pouco mais complicada com a expulsão de Gustavo aos 25 do primeiro tempo. Apesar dos erros, a equipe mudou de postura na segunda etapa e correu atrás do prejuízo, conseguindo marcar aos 20 e aos 30 com Mikael e com Zé Welison, ambos na segunda etapa, mas a equipe não aguentou a pressão e cedeu o terceiro gol do Coelho.

América-MG prioriza posse de bola e cede empate

O que o torcedor pernambucano viu na Arena foi um América-MG que prezou pela posse da bola e por focar em manter a última linha defensiva sempre bem postada para evitar contra-ataques do Leão da Ilha, mesmo que não tenha funcionado por muito tempo.

A variedade de jogadas e transições pelo meio de campo resultou em gol marcado por Alê ainda na primeira etapa. Depois disso, o time visivelmente passou a se preocupar pouco em atacar e postou suas forças apenas em fazer a equipe adversária correr e se cansar, fazendo o segundo gol apenas após um vacilo de Mailson, do Sport, e fechando o marcador aos 37, com Juninho Valoura.

Veja os gols do Sport

Veja os gols do América-MG

É pênalti?

Os jogadores do Sport ficaram na bronca após o árbitro Raphael Claus não marcar toque de mão nem consultar o VAR. No lance, Moccelin avançou em velocidade pela esquerda, entrou na área e cruzou para trás, mas a bola pegou no braço de Kal.

Mailson falha e América-MG amplia

O goleiro Matheus Cavichioli, do Coelho, foi decisivo no segundo gol da equipe ao lançar para Ademir, que percebeu Mailson, goleiro do Sport, adiantado para chutar de fora da área e marcar o segundo.

Queixada homenageado

O Sport prestou uma homenagem a Ademir Menezes, o Queixada. O jogador foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1950 disputando todas as seis partidas e marcando nove gols. No total, vestiu a camisa da seleção brasileira em 41 partidas. Queixada defendeu o Sport entre os anos de 1932 e 1942. Além de uma imagem do jogador estampada de forma pequena no uniforme, a camisa de Mikael levou a hashtag #Ademir100.

Cronologia

Alê, do América-MG abriu o placar logo aos 12 do primeiro tempo. O Leão da Ilha tentou descontar logo no primeiro minuto do segundo tempo, mas sem sucesso. Ademir, do Coelho, ampliou aos 6 da segunda etapa e Mikael e Zé Welison, ambos do Sport, marcaram aos 20 e aos 30 do segundo tempo para deixar tudo igual, mas Juninho Valoura marcou o terceiro do América-MG aos 7 minutos depois.

FICHA TÉCNICA:
SPORT 2 x 3 AMÉRICA-MG

Motivo: 31ª rodada do Campeonato Brasileiro - Série A
Local: Arena Pernambuco, São Lourenço da Mata (PE)
Data e hora: 10/11/2021 (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA/SP)
Auxiliares: Gustavo Rodrigues de Oliveira (AB/SP) e Jose Claudio Rocha Filho (VAR-FIFA/SP)
Cartões amarelos: Trelléz (SPO), Lucas Kal (AME), Alê (AME)
Cartões vermelhos: Gustavo Oliveira (SPO)
Gols: Alê (AME), aos 12 do primeiro tempo; Ademir (AME), aos 6 do segundo tempo e Juninho Valoura (AME), aos 37 do segundo tempo; Mikael (SPO), aos 20 do segundo tempo; Zé Welison aos 30 do segundo tempo.

Sport: Mailson, Ewerthon (Tréllez), Rafael Thyere, Sabino, Sander, Zé Welison, Marcão, Hernanes (Betinho), Gustavo, Mikael e Paulinho Moccelin. Técnico: Gustavo Florentín.

América-MG: Matheus Cavichioli, Patric, Eduardo Bauermann, Ricardo Silva, Lucas Kal (Zé Ricardo), Marlon (João Paulo), Juninho, Alê (Juninho Valoura), Ademir, Felipe Azevedo (Rodolfo) e Mauro Zárate. Técnico: Marquinho Santos

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado na Ficha Técnica, o terceiro gol do América-MG foi marcado por Juninho Valoura. O erro foi corrigido.