PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Faz sentido o Palmeiras manter Scarpa no banco? Veja o que dizem os números

Diego Iwata Lima

De São Paulo

26/10/2021 04h00

Classificação e Jogos

Gustavo Scarpa foi mais uma vez peça-chave em uma vitória do Palmeiras e arrancou elogios de Abel Ferreira, que o chamou de "fantástico". De fato, a entrada do camisa 14, no intervalo do jogo contra o Sport, foi fundamental para que o Palmeiras obtivesse a virada por 2 a 1.

Não é a primeira vez que Scarpa dita os rumos de uma partida quando entra em campo. Nesta segunda-feira (26), o meia deu assistência para o gol de Luiz Adriano e bateu o escanteio que Willian desviou para Felipe Melo fazer 2 a 1.

De acordo com os rankings dos sites de estatísticas SofaScore e Foot Stats, poucos jogadores podem afirmar que tiveram papéis mais importantes para os seus times do que Scarpa vem tendo no Palmeiras. Mesmo sendo normalmente reserva —foi titular em 12 das 28 rodadas—, ele lidera ou está bem posicionado em diversos rankings.

Segundo melhor no geral

A começar pela avaliação geral. Com base nas notas fornecidas pelo algoritmo do SofaScore a cada jogo, Scarpa é o segundo melhor jogador do Brasileirão, com 7,36 de média. Perde apenas para Artur, do Red Bull Bragantino, com 7,4. quase um empate técnico.

Rei absoluto das assistências e melhor palmeirense em participações em gols

No quesito assistências, eles se invertem. Artur, com sete, tem três a menos que o líder Scarpa, com dez — Crispim, do Fortaleza, e Terans, do Athletico-PR também têm sete.

Em participações diretas para gol, tem 13 e está na quarta posição. Hulk e Edenilson , cobradores de pênaltis de seus times, têm 17 e 15, respectivamente. Yuri Alberto, Ytalo e Artur têm 14. Scarpa vem na sequência.

Palmeirense que mais chuta a gol, cria chances e dá passes decisivos

Em 8º no geral, Scarpa é o jogador do Palmeiras que mais chuta a gol, com 2,3 finalizações por partida —Marinho, do Santos, lidera com 3,5. E é o líder em número de chances de gol criadas, com 11. E também é líder em passes decisivos por partida, ou seja, bolas que não são assistências mas que permitem que o lance evolua para uma chance de gol: 2,3 por jogo.

De acordo com o Foot Stats, quando o assunto é chutes certos, Scarpa só perde para Raphael Veiga no Palmeiras. Tem 23 contra 27 do companheiro de equipe.

É quem mais inverte o jogo no Palmeiras, terceiro no geral

Contra defesas fechadas difíceis de serem rompidas, boas inversões de jogo são fundamentais. E Scarpa também vai bem nesse quesito.

O camisa 14 é o jogador do Palmeiras que mais faz inversões, com 21 certas. Perde para Arrascaeta, com 28, e Léo Ortiz, com 25. O segundo palmeirense no ranking é Felipe Melo, com 20.

Ele não perde tantas bolas quanto se imagina e faz desarmes

Quem critica Scarpa, costuma afirmar que ele marca e contribui pouco com a defesa. Mas dos jogadores de frente do Palmeiras, ele é o segundo que mais fez desarmes. Tem 19, contra 22 de Veiga.

Outra crítica, quanto a ele ser disperso e perder muitas vezes a bola, não se comprova nos números. Scarpa perdeu a bola 58 vezes nas partidas que jogou, mesmo número de Zé Rafael. Veiga, com 74, e Rony, com 62, estão à sua frente.

Futebol