Topo

Até Weverton e Gómez têm pouco impacto em ano ruim da defesa do Palmeiras

Weverton e Gustavo Gómez, do Palmeiras, em treino na Academia de Futebol - Cesar Greco
Weverton e Gustavo Gómez, do Palmeiras, em treino na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco

Diego Iwata Lima

De São Paulo

16/10/2021 04h00

O Palmeiras tem a quarta pior defesa do Campeonato Brasileiro, com 32 gols sofridos em 25 jogos, o que perfaz média de 1,28 gol sofrido por jogo. Faltando 13 rodadas para o fim do Brasileiro, o Alviverde está a apenas cinco de igualar o número de vezes que foi vazado no campeonato inteiro de 2020.

O número é espantoso e já foi discutido por Abel Ferreira em entrevistas coletivas, bem como se tornou objeto de atenção da diretoria do clube. De fato, não resta dúvida que a defesa do Palmeiras é o fiel da balança de uma campanha que pende para baixo na atual temporada.

A parte defensiva vai tão mal que mesmo os principais jogadores do setor e quicá do time, que sem dúvida estão entre os melhores do continente, Weverton e Gómez, tem pouco impacto positivo no desempenho.

Com o goleiro da seleção brasileira e o capitão da paraguaia em campo em 12 jogos juntos, o Palmeiras sofreu 15 do total de 37 gols que levou até agora, média de 1,25 gol por jogo. A média geral do time é 1,28, o que mostra que eles não vêm conseguindo fazer a diferença em termos numéricos.

O Palmeiras, inclusive, conquistou menos pontos em média quando a dupla jogou do que sem ela: 1,16 contra 1,6. Mas isso até tem explicação, dado que os dois costumam ser escalados nos jogos mais duros do time, como contra Flamengo, São Paulo, Atlético-MG, Fortaleza e Corinthians.

Em 2020, os jogadores fizeram 20 jogos juntos e sofreram apenas 16 gols —0,8/jogo—, além de conquistarem 1,8 ponto por partida em média. Com eles, os números do time eram bem superiores aos 0,97 gol sofrido por partida e 1,52 ponto conquistado a cada três disputados da campanha geral.

Para efeito de comparação, o ataque do Palmeiras no Brasileiro deste ano vem com média maior que o de time de 2020. Até o momento, o Alviverde fez 37 gols em 25 jogos, média de 1,48 gol/jogo. No ano passado, a média foi de 1,34 —51 em 38 partidas. O que evidencia que se a defesa estivesse um pouco melhor, a pontuação verde seria mais alta.

Ambos devem encarar o Internacional

De volta dos jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2020, no Catar, os dois jogadores treinam neste sábado (16) e devem atuar contra o Internacional, no domingo (17). O goleiro, reserva nos jogos do Brasil contra Venezuela (3 a 1), Colômbia (0 a 0) e Uruguai (4 a 1), pode praticamente ser confirmado como titular.

Já Gómez, titular do selecionado guarani no empate com a Argentina (0 a 0) e nas derrotas para o Chile (0 a 2) e Bolívia (0 a 4), tem alguma chance de ser poupado, a depender da avaliação do núcleo de saúde e performance do clube.