Topo

Finalistas continentais, Palmeiras e Red Bull duelam por sobrevida no BR-21

Ytalo faz o segundo gol do Bragantino contra o Palmeiras no primeiro turno - Diogo Reis/AGIF
Ytalo faz o segundo gol do Bragantino contra o Palmeiras no primeiro turno Imagem: Diogo Reis/AGIF

Thiago Braga

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/10/2021 04h00

Quando se enfrentaram no primeiro turno da atual edição do Brasileirão, no estádio Nabi Abi Chedid, Palmeiras e Red Bull Bragantino demonstraram que estariam na briga pelo título. A vitória por 3 a 1 colocou o time do interior na liderança do campeonato na ocasião. Um turno depois, a situação das duas equipes é bem diferente.

Na noite deste sábado (9), às 21h, no Allianz Parque, os clubes se reencontram em busca da recuperação no certame. Quem ganhar, ainda pode tentar se aproximar do líder Atlético-MG, embora a diferença de pontos seja de 11 pontos para o Palmeiras (3º) e de 15 pontos para o Massa Bruta (6º).

O Palmeiras soma apenas uma vitória nos últimos cinco jogos pelo Nacional, enquanto o Bragantino não vence há seis rodadas. A queda de desempenho dos dois times ficou evidente nas últimas dez partidas do Brasileirão, uma vez que ambos só venceram duas partidas. A equipe de Bragança leva vantagem por ter empatado três jogos a mais que os rivais e ter perdido três partidas a menos. Assim, neste recorte dos últimos dez confrontos, o time comandando por Maurício Barbieri somou 11 pontos contra oito do Palmeiras — 36,6% de aproveitamento contra 26,6% do Verdão.

O motivo para o quase abandono do principal campeonato nacional foi a disputa de ambos os times nas competições sul-americanas. E deu certo: o Palmeiras é finalista da Libertadores pelo segundo ano consecutivo e enfrenta o Flamengo, em 27 de novembro, na luta para saber qual time será o mais novo tricampeão da competição.

Enquanto isso, o Red Bull Bragantino partiu para fazer história e chegou à sua primeira final depois que a empresa de bebidas energéticas assumiu o comando do clube da terra da linguiça.

Assim como na Libertadores, a Copa Sul-Americana também terá uma final brasileira, o adversário do Red Bull será o Athlético-PR.
E o caminho para que os times chegassem às decisões continentais explica o momento de instabilidade no Brasileiro.

Um dos pontos fortes do Palmeiras na temporada, a defesa do Palmeiras passou a apresentar problemas com a exigência de jogos e a necessidade de priorizar a Libertadores. Nos últimos dez jogos, a retaguarda palmeirense foi vazada 16 vezes, mais da metade dos gols que o time levou em todo Campeonato Brasileiro até aqui: 28 gols em 23 jogos.

Durante esse período, o Verdão teve de encarar as quartas de final e a semifinal da Libertadores contra São Paulo e Atlético-MG. Nas quatro partidas, o time marcou cinco gols e sofreu apenas um.

O Red Bull Bragantino foi pela mesma toada e teve de "escolher" as competições, o que o fez ser derrotado por Juventude e Chapecoense, além de empatar com Bahia e Sport. Na Sul-Americana, porém, eliminou Rosário Central, da Argentina, e Libertad, do Paraguai, marcando dez gols e sofrendo quatro nas quatro partidas entre quartas de final e semifinal.

Para o jogo deste sábado, Abel Ferreira terá uma lista de problemas. A começar pela ausência dos selecionáveis Weverton, Gustavo Gómez, Piquerez — convocados para as rodadas das Eliminatórias para defender Brasil, Paraguai e Uruguai, respectivamente —, além de Felipe Melo e Gabriel Menino, que estão suspensos.

A ausência de Gabriel Menino, dá nova dor de cabeça para Abel, uma vez que o português já não pode contar com Marcos Rocha e Mayke lesionados. Assim, o português deve escalar o jovem Garcia na posição. Se preferir ter um esquema mais ofensivo, pode optar por colocar Kuscevic como terceiro zagueiro e escalar Breno Lopes na ala.

Maurício Barbieri ainda não sabe se poderá contar com Léo Ortiz. O capitão do Red Bull Bragantino, que teve participação direta no gol da equipe no empate contra o Flamengo, será avaliado para saber se terá condições de jogo.

Live do Palmeiras

Depois da partida no Allianz Parque, acompanhe a Live do Palmeiras com Danilo Lavieri e Isa Valiero comentando o desempenho do Alviverde na Home do UOL, na página do Palmeiras no UOL Esporte, no Canal UOL ou no canal do UOL no YouTube.

FICHA TÉCNICA:

PALMEIRAS x RED BULL BRAGANTINO
Competição: 25ª rodada do Brasileirão
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 9 de outubro de 2021 (sábado)
Horário: 21h (horário de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (Fifa/SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Johnny Barros de Oliveira (SC)
VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira (Fifa/SC)

PALMEIRAS: Jailson; Garcia (Kuscevic), Luan, Renan e Jorge; Patrick de Paula, Danilo Barbosa, Gustavo Scarpa (Wesley) e Raphael Veiga; Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira

RED BULL BRAGANTINO: Cleiton; Aderlan, Fabrício Bruno, Léo Ortiz (Natan) e Luan Cândido; Jadsom, Eric Ramires e Praxedes; Artur, Cuello e Ytalo. Técnico: Maurício Barbieri