Topo

Grêmio

Everton reconquista espaço no Grêmio com treinos especiais e persistência

Everton está de volta a uma partida do Grêmio e foi relacionado para o jogo com Ceará - Silvio Avila/Getty Images
Everton está de volta a uma partida do Grêmio e foi relacionado para o jogo com Ceará Imagem: Silvio Avila/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

11/09/2021 12h00

Everton está de volta a um jogo do Grêmio. O meia de 32 anos é um dos relacionados por Felipão para o duelo de amanhã (12), contra o Ceará, pela 20ª rodada do Brasileiro. E a reconquista de espaço no grupo partiu da persistência do atleta que fez trabalhos especiais e jamais abriu mão de tentar uma nova chance.

Everton esteve fora do grupo gremista por um bom tempo. Afastado, fora dos planos, trabalhava isolado no clube, sequer tinha atividades com os colegas. Mas jamais aceitou que aquela seria a realidade no Tricolor. Contratado em agosto do ano passado com grande expectativa, ele queria repetir no Sul a rotina que teve em Flamengo, São Paulo, Athletico Paranaense, entre outros. Sempre foi importante para as equipes em que esteve, jamais conviveu com a situação que se apresentava na Arena.

Então, decidiu que iria manter o ritmo. Se não acontecesse alguma negociação, poderia ser novamente aproveitado. Não desistiu, persistiu, cumpriu com todo protocolo de trabalhos fora do elenco mostrando profissionalismo nos bastidores do clube, e ainda procurou mais.

Principalmente nos fins de semana, Everton realizou trabalhos especiais de preparação física e força com o fisioterapeuta e preparador físico Adriano Kruel. A cada atividade se via mais perto do regresso, que se completa neste domingo.

Em agosto, ele foi reintegrado ao elenco e passou a ser observado por Felipão. O treinador gostou da entrega a cada trabalho, entendeu que o armador poderia agregar ao time que busca deixar a zona de rebaixamento e agora cumpre uma nova etapa com a sua presença entre os disponíveis para o jogo.

Com vínculo até o fim de 2022, Everton recebeu poucas chances de mostrar suas qualidades. Até agora foram apenas 1.127 minutos em campo, que totalizam 12 jogos completos. Com ele em campo, o time tem 66% de aproveitamento. Foram dois gols — um deles na final do Gauchão 2020 contra o Caixas — e duas assistências pela equipe azul, branca e preta, que ele espera repetir a partir desta nova oportunidade.

Grêmio e Ceará jogam amanhã, às 11h (de Brasília), na Arena do Grêmio.

Grêmio