Topo

Calleri precisa de 10 gols para ter melhor média do São Paulo na temporada

Em 2016, Calleri marcou 16 gols em 31 jogos pelo São Paulo - PAULO WHITAKER/Reuters
Em 2016, Calleri marcou 16 gols em 31 jogos pelo São Paulo Imagem: PAULO WHITAKER/Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/09/2021 04h00

O centroavante Jonathan Calleri pode ter a melhor média de gols do São Paulo na temporada. Mesmo sem ter estreado, o feito é possível porque o ataque é um dos calcanhares de Aquiles do time do técnico Hernán Crespo. Para ter a melhor média de gols de 2021 no Morumbi, Calleri só precisa marcar dez vezes até o fim do ano.

O São Paulo tem 21 partidas confirmadas para fechar a atual temporada. Caso avance na Copa do Brasil diante do Fortaleza, serão mais duas datas para o elenco de Hernán Crespo.

Se os colegas de posição mantiverem o ritmo atual, os dez gols serão suficientes para Calleri alcançar uma média de 0,47 gol por jogo, acima dos outros atacantes do elenco. O número é uma provocação, mas mostra a inconstância do setor na equipe.

Pablo, Éder e Luciano possuem médias próximas ou inferiores a um tento a cada três partidas. É de Rigoni, um ponta, a melhor marca (0,43) da equipe: o argentino balançou as redes nove vezes em 21 jogos.

Com 13 tentos em 32 partidas, Pablo possui uma média de 0,40. Apesar de ser o principal goleador do time no ano, o camisa 9 é constantemente criticado pela torcida devido aos gols perdidos em confrontos decisivos, como nas quartas de final da Libertadores, diante do Palmeiras.

Após um ótimo desempenho na temporada passada, alcançando a artilharia do Brasileirão com 18 gols, Luciano conviveu com lesões em 2021 e não conseguiu uma boa sequência. Ao todo, atuou em 23 jogos e fez seis gols (0,26).

Com a pior média entre os atacantes de ofício do São Paulo (0,22), Éder foi às redes cinco vezes em 22 confrontos e não conseguiu se firmar como titular na equipe de Crespo.

Calleri comemora após abrir o placar para o São Paulo contra o Trujillanos - Eduardo Knapp/Folhapress - Eduardo Knapp/Folhapress
Calleri nunca mais repetiu o mesmo desempenho que apresentou pelo Tricolor há cinco anos
Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Atuando em diferentes funções, Gabriel Sara e Vitor Bueno, com seis gols cada e média de um gol a cada cinco jogos, completam a lista de goleadores são-paulinos na temporada.

Calleri terá de superar fase recente para se firmar

Se a fase dos concorrentes tricolores não é boa, Jonathan Calleri precisa superar o desempenho das últimas temporadas para provar que pode ser titular e o artilheiro são-paulino sob o comando do compatriota Hernán Crespo.

O argentino, que em sua primeira passagem no Tricolor fez 16 gols em 31 jogos (média de 0,51 por partida), marcou seis vezes em 27 partidas na última temporada (0,22 por jogo), quando jogou pelo Osasuna. Em 2019/20, pelo Espanyol, a atuação foi ainda pior: cinco tentos em 34 confrontos (0,14).