Topo

Sport sofre, tem Hernanes expulso e empata sem gols com o Athletico-PR

Bruno Fernandes

Colaboração para o UOL, em Maceió (AL)

05/09/2021 20h07

Athletico-PR e Sport empataram por 0 a 0 na noite de hoje (5) em partida válida pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, disputada na Arena da Baixada, em Curitiba. O resultado não favorece nenhuma das equipes, que ampliaram ainda mais o jejum sem vitórias no torneio.

Com o resultado, a equipe paranaense conseguiu subir uma posição na tabela e agora ocupa a 8ª colocação, com 24 pontos somados. O Leão da Ilha, por outro lado, também subiu uma posição, mas permanece mais uma rodada na zona do rebaixamento, com 17 pontos.

A próxima partida do Furacão será no sábado (11), às 16h, no estádio Independência, contra o América-MG. Dois dias depois, na segunda (13), o Sport recebe o Internacional, na Ilha do Retiro, no Recife.

Paraguaio estreante em campo

A partida marcou a estreia do técnico paraguaio Gustavo Florentin, contratado no último final de semana e que chegou a acompanhar a partida contra a Chapecoense. Com o pior ataque da competição até agora, o novo comandante do Sport realizou treinos de pontaria ao longo da semana, mas pelo resultado do jogo, é algo a melhorar ainda mais.

Quem foi bem: Bento, do Athletico-PR

O goleiro Bento foi o salvador do Furacão nas poucas oportunidades que o Sport teve de chutar no gol. Destaque para duas defesas seguidas aos 5 e aos 6 ainda da primeira etapa, quando o defensor defendeu um chute de Tréllez e um cabeceio de Thiago Heleno.

Quem foi mal: Hernanes expulso e o gol quase feito

Hernanes se mexeu bastante durante a partida, teve liberdade pelo meio e sempre deu opções de passes para progredir o jogo. Seria uma partida relativamente perfeita se o meia não tivesse perdido um gol praticamente feito aos 8 minutos da primeira etapa e sido expulso no começo do segundo tempo por reclamação, desfalcando o Leão da Ilha.

Equipes correm, cansam e não marcam

As equipes se movimentaram bastante durante a primeira metade do primeiro tempo, mas não conseguiam acertar jogadas de contra-ataque e acabaram indo para o intervalo visivelmente cansados. O Furacão, se movimentou mais que o Leão da Ilha — o motivo foi a estratégia adotada por Antônio Oliveira que mandava o time, mesmo na defesa, subir a marcação.

Mandantes pressionam e visitantes defendem

Athletico-PR teve bastante dificuldade na construção de jogadas que muitas vezes nem chegavam a passar do meio de campo, com o Sport marcando no 4-4-2 e evitando que Richard, Thiago Heleno e Pedro Henrique tocassem a bola entre eles.

Hernanes peita árbitro

Hernanes deu uma peitada no árbitro alagoano Denis da Silva Ribeiro Serafim reclamando da não marcação de falta antes de um lance de perigo do Athletico, mas o juiz aliviou para o volante do Sport, que foi bastante criticado no Twitter. No segundo tempo tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso por reclamação.

Sport desiste e só defende

No decorrer da segunda metade do segundo tempo o Athletico-PR, embora não tenha conseguido marcar, fez a festa em constantes jogadas de ataque contra o Sport aproveitando a ausência de Hernanes e a superioridade no número de jogadores. A equipe recifense, com um a menos, praticamente desistiu de tentar abrir o placar e passou a apenas a se defender até o apito final.

Chances no final

Tanto Sport quanto Athletico-PR realizaram substituições em seus campos ofensivos para tentar evitar um placar de 0 a 0 na Arena da Baixada. Mesmo assim, as mudanças não surtiram efeito e a última chance clara de gol para a equipe visitante saiu aos 48 minutos, com um chute na trave de Mikael. Os mandantes, por outro lado, pressionaram aproveitando a ausência de Hernanes e a última oportunidade de abrir o placar foi em um chute forte de Jader, aos 44 minutos e defendido por Mailson.

FICHA TÉCNICA:

ATHLETICO-PR 0 x 0 SPORT

Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro - Série A
Local: Arena da Baixada, Curitiba (PR)
Data e hora: 05/09/2021 (domingo), às 18h15 (horário de Brasília)
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Auxiliares: Esdras Mariano de Lima e Brigida Cirilo Ferreira (ambos de AL)
Var: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Nikão (ATL), 2x Hernanes (SPO), Maílson (SPO)
Cartões vermelhos: Hernanes (SPO)
Gols: não houve

Athletico-PR: Bento, Marcinho (Khellven), Pedro Henrique, Thiago Heleno, Abner, Richard (Jader), Erick, Christian (Jadson), Nikão, Pedro Rocha (Renato Kayzer)e Bissoli. Técnico: Antônio Oliveira.

Sport: Mailson, Hayner, Pedro Henrique, Sabino, Sander, Marcão, Zé Welison, Hernandes, Paulinho Moccelin (Everton Felipe), Tréllez (Chico) e André (Mikael). Técnico: Gustavo Florentin.