Topo

UEFA demonstra 'grave preocupação' com ideia da FIFA de Copa a cada 2 anos

Aleksander Ceferin, presidente da Uefa - Harold Cunningham - UEFA/UEFA via Getty Images
Aleksander Ceferin, presidente da Uefa Imagem: Harold Cunningham - UEFA/UEFA via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/09/2021 16h10

O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, disse ter "grave preocupação" com a proposta apresentada pela FIFA para a realização de edições da Copa do Mundo a cada dois anos. De acordo com o Associated Press, Ceferin enviou uma carta ao Football Supporters Europe apoiando o grupo que não concorda com a ideia de Gianni Infantino para a realização de Mundiais bienais.

"A UEFA e as suas federações nacionais também têm sérias reservas e graves preocupações em relação aos relatórios dos planos da FIFA", escreveu Ceferin em carta obtida pela AP, destinada a Ronan Evain., diretor do Football Supporters Europe. "Como um exemplo concreto entre tantos, é imperativo destacar as preocupações compartilhadas em todo o mundo do futebol em relação ao impacto que uma Copa do Mundo da FIFA bienal teria no calendário de jogos internacionais e, principalmente neste contexto, no futebol feminino", acrescentou.

Na carta, o o presidente da UEFA admitiu que o futebol precisa de mudanças no calendário em todo o mundo, mas argumentou que a Copa do Mundo é um evento único justamente por ser aguardado pelos fãs por tanto tempo. Ele disse ainda que a mudança pode impactar negativamente no equilíbrio de competições.

"Se concretizada, a nova programação terá um impacto adverso no equilíbrio entre as competições locais, nacionais, continentais e internacionais", disse, acrescentando que a preocupação também se deve pela reforma ter sido pensada se que as entidades regionais pudessem participar do projeto.

"Considerando o grande impacto que essa reforma pode ter em toda a organização do futebol", escreveu Ceferin, "há um espanto generalizado de que a FIFA parece estar lançando uma campanha de relações públicas para promover sua proposta enquanto tais propostas não foram apresentadas às confederações, associações nacionais, ligas, clubes, jogadores, treinadores, clubes e toda a comunidade futebolística".

Ele finalizou a carta dizendo que o grupo Football Supporters Europe tem o apoio da UEFA nas preocupações do futuro do esporte caso as reformas sejam feitas pela FIFA.

"Devemos trabalhar juntos para defender os interesses do jogo e reforçar a posição dos torcedores como principais interessados", concluiu Ceferin.

Há alguns meses, a Fifa apresentou o projeto que faria com que a Copa do Mundo seja disputada a cada dois anos e não mais a cada quatro anos, como acontece hoje. Recentemente, a ideia avançou, e a FIFA já busca apoio de filiados e esboços de sede para o torneio bienal.

O ex-técnico do Arsenal e líder do grupo que busca revolucionar o calendário do futebol mundial, afirmou que, além do Mundial, a Federação Internacional de futebol pretende diminuir o intervalo entre as competições internacionais de seleções, como a Eurocopa e a Copa América.