Topo

Grêmio volta aos treinos com protesto e tentativa de invasão ao CT

Lucas Uebel/Grêmio Divulgação
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

01/09/2021 15h09

O Grêmio voltou aos treinamentos hoje (1) em clima de tensão. Grupos de torcidas organizadas se reuniram em frente ao CT Presidente Luiz Carvalho e realizaram protesto por conta da campanha no Brasileirão. A Brigada Militar foi acionada para escoltar jogadores na chegada ao local. Segundo apurou o UOL Esporte, houve tentativa de invasão ao centro de treinamentos. Segundo a Rádio Gaúcha, o número estimado de pessoas no ato ficou entre 150 e 200 torcedores.

Um grupo de torcedores forçou a entrada em portão secundário da instalação, às margens da BR-290. O Batalhão de Choque da polícia gaúcha dispersou as pessoas.

A reunião de torcedores foi organizada na terça-feira, ainda na esteira da derrota para o Corinthians, sábado (28), pelo placar de 1 a 0. O resultado manteve o time na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, com 16 pontos.

O protesto começou antes da chegada dos jogadores, com faixas espalhadas em frente ao CT e rojões e foguetes disparados. Com o elenco reunido em ônibus, houve o momento de maior tensão. Os torcedores passaram a arremessar pedras contra o coletivo, mesmo em escolta feita pela polícia. A Brigada Militar reagiu com uso de gás de pimenta. De acordo com a Rádio Guaíba, duas pessoas foram detidas pela polícia.

Os jogadores do Grêmio voltaram às atividades depois de folga geral no domingo, segunda e terça-feira. O próximo jogo da equipe é contra o Ceará, em 12 de setembro, em Porto Alegre.

Na segunda-feira, o Grêmio comunicou a rescisão de contrato de Maicon. Um dos líderes do elenco, o volante teve saída costurada após expulsão diante do Corinthians. A iniciativa de encerrar o vínculo em comum acordo partiu da diretoria gremista. O jogador ainda deve se manifestar publicamente sobre o caso.