Topo

Bruno Guimarães diz que Tite tem "chave do carro", mas vê brecha sem Fred

Bruno Guimarães durante a entrevista coletiva de hoje (30) da seleção brasileira - Reprodução/CBF TV
Bruno Guimarães durante a entrevista coletiva de hoje (30) da seleção brasileira Imagem: Reprodução/CBF TV

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

30/08/2021 13h25

Uma das principais dúvidas na escalação da seleção brasileira para enfrentar o Chile nesta quinta-feira (2), às 22h, pela nona rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar é a escolha de Tite para formar dupla de volantes com Casemiro. Sem o antigo titular Fred, que foi um dos dez jogadores cortados desta convocação, a briga pela vaga promete ser entre Bruno Guimarães, Gérson e Edenilson.

O primeiro é quem está na frente nesta concorrência porque vive sua terceira convocação, enquanto os demais são estreantes. Questionado sobre suas credenciais para essa vaga, o jogador do Lyon despistou: "Está tudo na mão do professor Tite. O que eu tinha e tenho para fazer é nos treinamentos, e o que fiz nos jogos e nas Olimpíadas. Estou sossegado, muito feliz de estar aqui vestindo a camisa da seleção mais uma vez, realizando um sonho enorme de estar aqui. A decisão fica nas mãos do professor, ele tem a chave do carro e é tudo com ele. Se eu tiver oportunidade vou dar o melhor para poder ajudar."

Bruno Guimarães se apresentou ontem (29) à noite no hotel onde a delegação está hospedada, em Guarulhos, ao lado do parceiro de time Lucas Paquetá. Hoje ele concedeu entrevista coletiva de modo virtual e já participará do treino marcado para 16h no CT do Corinthians. O volante lamentou os dez desfalques que a seleção tem para os jogos de setembro, mas vê a situação por um lado positivo: há reservas em busca de espaço.

"Ficamos tristes por quem não pôde vir. Todos querem vestir a camisa da seleção, ainda mais os jogadores da Premier League. Se eu não me engano só o Raphinha seria a primeira vez, os outros já se sentem bem aqui e têm confiança do professor. Mas por outro lado abre portas para outros jogadores mostrarem seu trabalho, seu desempenho, seu nível, sua vontade de vestir a camisa da seleção. Vai ser importante para os novos se firmarem com a camisa da seleção principal", disse, antes de completar:

"Estamos vindo com outros jogadores com vontade, uma seleção que tem bastante estreantes aqui, que estão doidos para aprender, escutar e ver a metodologia do professor Tite. Acredito que dá para tirar grandes coisas dessa convocação, todos estão vindo com muita vontade. A Copa do Mundo está cada vez mais chegando e cada oportunidade vamos dar o melhor para poder estar em 2022.

O Brasil enfrenta o Chile na quinta-feira, em Santiago, e depois tem pela frente Argentina e Peru em jogos como mandante nos dias 5 e 9.

Bruno Guimarães - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Volante foi titular das Olimpíadas e medalhista de ouro. Sete daquele grupo estão convocados agora
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Leia outras declarações de Bruno Guimarães:

Polivalência

"Me sinto à vontade para as três funções no meio-campo, apesar de preferir jogar de segundo volante. Essa polivalência sempre me ajudou na carreira inteira e acredito que possa ser um pontinho a mais na seleção."

Tática da posição

"É entender o momento do jogo e a tática do professor para cada partida, sabemos que ele é muito inteligente e sempre prepara o time de acordo com o adversário. Tem jogos que vai dar para pisar na área, outros que vou ter que ficar na cobertura, outros mais entrelinhas, tudo depende do estilo de jogo e do pensamento do professor para cada partida."

Campeões olímpicos

"Vai ser muito bom, nosso primeiro reencontro depois do ouro olímpico. Vai ser legal, espero que a gente possa trocar ideia e agregar bastante na seleção principal sabendo que a responsabilidade é altíssima e vestir essa camisa é para poucos. A gente espera dar nosso melhor e contribuir da melhor forma possível para agregar no jogo."

Parceria com Casemiro

"O Casemiro é um craque, um fenômeno da posição que já está consolidado na seleção. Eu estou buscando meu espaço ainda. Em nível de experiência será muito bom para mim viver isso aqui, será a terceira vez que vou ter oportunidade de estar com ele e espero continuar aprendendo."