PUBLICIDADE
Topo

Seleção Brasileira

Sporting decide vetar Matheus Nunes das Eliminatórias; Portugal de olho

Matheus Nunes em jogo do Sporting em abril de 2021; ele foi convocado para a seleção brasileira na sexta (27) - Jose Manuel Alvarez/Quality Sport Images/Getty Images
Matheus Nunes em jogo do Sporting em abril de 2021; ele foi convocado para a seleção brasileira na sexta (27) Imagem: Jose Manuel Alvarez/Quality Sport Images/Getty Images

Bruno Andrade e Gabriel Carneiro

Do UOL, em Lisboa e São Paulo

29/08/2021 16h10

Classificação e Jogos

O Sporting de Portugal decidiu não liberar o meio-campista Matheus Nunes para se apresentar à seleção brasileira nas três rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar de setembro. Os portugueses usam os mesmos argumentos que fizeram os times do Campeonato Inglês se unirem para vetar a convocação de uma série de nomes, inclusive nove que iriam para o Brasil.

No caso de Matheus Nunes, como havia publicado o UOL Esporte, a decisão passa pelo fato de o jogador ainda não ter completado seu esquema vacinal. Por isso, ele poderia ter que ficar em quarentena por duas semanas assim que voltasse a Portugal e isso o tornaria desfalque em compromissos importantes do Sporting, inclusive pela Liga dos Campeões da Europa.

No começo da noite de hoje (29), a CBF confirmou o caso via nota: "A CBF informa que recebeu na noite de ontem (28) um comunicado do Sporting com a negativa da liberação do jogador Matheus Nunes devido a exigência sanitária de cumprimento de quarentena no seu retorno a Portugal. Matheus Nunes ainda não possui a vacinação completa, o que o impede de ser enquadrado no regime de exceção do governo português."

O jogador de 23 anos foi chamado por Tite na sexta-feira (27) ao lado de outros oito nomes como substitutos de quem estava na lista original e joga na Inglaterra. Além de Matheus Nunes, foram convocados Santos, Everson, Miranda, Gérson, Edenilson, Malcom, Vini Jr e Hulk. Os treinos começam amanhã (30). O Sporting alega que a convocação aconteceu fora do prazo para basear seu veto.

Nascido no Brasil e criado desde os 14 anos em Portugal, Matheus Nunes joga no Sporting e tem sido cobiçado nos últimos meses por dirigentes do país europeu para se naturalizar. Sua boa fase rendeu elogios na última semana do técnico da seleção portuguesa, Fernando Santos: "Já o observamos no ano passado e está apto a ser convocado. Nunca pedirei para naturalizar um jogador para vir à seleção, mas também nunca discriminarei alguém que, por opção própria, tenha ficado apto para representar Portugal." Isso também pesa.

Tite - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Tite pode ter que fazer nova convocação após veto a Matheus Nunes
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

A CBF abriu contatos com ele e seu estafe para evitar a perda de um jogador de dupla cidadania com bom potencial técnico para outra seleção forte. O grande exemplo atual é Jorginho, que nasceu no Brasil e defende a Itália, país onde foi criado. No caso de Andreas Pereira, o Brasil evitou que ele defendesse a seleção da Bélgica com uma convocação em setembro de 2018 e o desejo do próprio jogador.

Depois da convocação de ontem (27), representantes da seleção portuguesa como o próprio treinador, segundo ouviu o UOL, retomaram conversas com Matheus Nunes para dizer que sua convocação está próxima e a manutenção entre os convocados pode ser mais fácil do que no Brasil. O discurso agradou o jogador, que pode optar pelos europeus num momento futuro.

Matheus Nunes foi convocado para a seleção por causa da situação da nacionalidade, mas também por razões técnicas. Ele chamou atenção de Tite e seus auxiliares pela variedade de opções de jogo que oferece. Já atuou no meio-campo do Sporting tanto pela direita, quanto pela esquerda — é normalmente escalado como uma espécie de segundo homem, função que tem Fred como titular na seleção e em que a boa capacidade de saída para o ataque é fundamento supremo. Disputaria posição com Bruno Guimarães.

O Brasil enfrenta Chile, Argentina e Peru nos próximos dias 2, 5 e 9.

Seleção Brasileira