Topo

La Liga - 2021/2022

Seleção de olho e Barcelona carente: Philippe Coutinho volta após 9 meses

Meio-campista volta a ser relacionado para um jogo após nove meses de sua lesão no joelho esquerdo - Miguel Ruiz
Meio-campista volta a ser relacionado para um jogo após nove meses de sua lesão no joelho esquerdo Imagem: Miguel Ruiz

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

29/08/2021 04h00

Philippe Coutinho jogou pela última vez no dia 29 de dezembro de 2020. Na 16ª rodada do Campeonato Espanhol 2020/2021, ele saiu de campo contra o Eibar mancando, ajudado por médicos do Barcelona. Poucos dias depois, recebeu o diagnóstico de lesão no menisco externo do joelho esquerdo com necessidade de cirurgia e iniciou um processo de nove meses longe do futebol em tratamento.

O calvário acabou. Hoje (29), sob os olhares ansiosos da comissão técnica da seleção brasileira que sente falta de um jogador na sua posição e com a responsabilidade de ajudar o Barça depois da saída de Messi, Coutinho será opção do técnico Ronald Koeman na partida contra o Getafe, às 12h (de Brasília), em Camp Nou. O jogo vale pela terceira rodada da atual temporada de La Liga.

O processo de recuperação de Coutinho foi cheio de incertezas. Ele foi submetido a duas cirurgias na Espanha, acompanhamento no Qatar e mais uma operação no Brasil, quando foi diagnosticado e retirado um cisto no joelho. Estas três intervenções ocorreram no período de apenas quatro meses, o que tornou sua recuperação cuidadosa sob responsabilidade de Rodrigo Lasmar, médico do Atlético-MG e da seleção.

O meia voltou bem aos poucos, realizou a primeira etapa de transição para o campo no Rio de Janeiro e só então embarcou para pré-temporada na Espanha, em julho. Havia a grande possibilidade de que fosse novamente emprestado a outro clube para essa retomada da carreira, mas a recuperação avançou e Koeman decidiu aproveitá-lo. Hoje existe a chance até de ele herdar a camisa 10 de Messi.

Coutinho - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Philippe Coutinho antes de cirurgia no joelho; foram três entre janeiro e abril de 2021
Imagem: Reprodução/YouTube

Enquanto o Barcelona sonha que, enfim, o meia corresponda ao investimento de 160 milhões de euros (R$ 620 milhões, na cotação da época) feito em janeiro de 2018, a seleção olha para o futebol espanhol com atenção e expectativa. Coutinho é o terceiro jogador mais vezes convocado por Tite em cinco anos de trabalho, empatado com Roberto Firmino e atrás de Marquinhos e Casemiro.

Nos 35 jogos desde a Copa do Mundo da Rússia, ele é o quarto jogador em gols marcados, com sete, e oitavo em assistências, com duas. Tudo isso mesmo com longos períodos como desfalque por lesão. A importância dele para a seleção é tão grande que existe a sensação de que ninguém aproveitou a brecha gerada nestes nove meses. Nos últimos dez jogos, Everton Ribeiro e Lucas Paquetá, além de Roberto Firmino e Neymar improvisados, se revezaram na função normalmente ocupada por Coutinho.

Existe, desde a reta final da Copa América, uma tendência de Lucas Paquetá se firmar como titular no setor, mas a esperança é que Philippe Coutinho seja uma sombra à altura. Isso pode começar a partir de hoje.

Coutinho - Miguel Ruiz - Miguel Ruiz
Philippe Coutinho durante treinamento do Barcelona em agosto de 2021, já recuperado de lesão
Imagem: Miguel Ruiz

Coutinho desabafa em vídeo

O jogador publicou ontem (28) em seu canal no YouTube um vídeo de dez minutos de duração chamado "Mais Forte Do Que Antes" que conta todo o seu processo de recuperação com imagens de bastidores e depoimentos exclusivos.

"Eu não conseguia me imaginar de novo jogando, era difícil ter aquela imagem na minha cabeça do Philippe no campo, mas hoje, graças a Deus, a recuperação tem evoluído a cada dia. Há um tempo atrás, quem me viu de muleta ou com a perna reta não me imaginava correndo e fazendo exercícios, então, agora eu me imagino jogando, fazendo jogadas e gols e o que é minha paixão, que é jogar futebol."