Topo

Vacinação e apelo de Portugal colocam em dúvida Matheus Nunes na seleção

Matheus Nunes em jogo do Sporting em abril de 2021; ele foi campeão nacional pelo clube na última temporada - Jose Manuel Alvarez/Quality Sport Images/Getty Images
Matheus Nunes em jogo do Sporting em abril de 2021; ele foi campeão nacional pelo clube na última temporada Imagem: Jose Manuel Alvarez/Quality Sport Images/Getty Images

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

28/08/2021 17h11

Convocado ontem (27) para a seleção brasileira, o meio-campista Matheus Nunes pode não se apresentar para os três jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar nos próximos dias 2, 5 e 9. Há duas razões que tornam sua situação uma incógnita nos bastidores: seu esquema vacinal incompleto e um apelo dos portugueses para que ele recuse o Brasil e jogue pela seleção do país onde mora desde a infância.

O jogador de 23 anos foi chamado por Tite ao lado de outros oito nomes como substitutos de quem estava na lista original e joga na Inglaterra - os clubes do país tomaram a decisão unânime de não liberar atletas por motivos sanitários em meio à pandemia. Além de Matheus Nunes, foram convocados Santos, Everson, Miranda, Gérson, Edenilson, Malcom, Vini Jr e Hulk. Os treinos começam na segunda-feira (30).

Nascido no Brasil e criado desde os 14 anos em Portugal, Matheus Nunes joga no Sporting e vinha sendo cobiçado nos últimos meses por dirigentes do país europeu para se naturalizar. Sua boa fase rendeu elogios na última semana do técnico da seleção portuguesa, Fernando Santos: "Já o observamos no ano passado e está apto a ser convocado. Nunca pedirei para naturalizar um jogador para vir à seleção, mas também nunca discriminarei alguém que, por opção própria, tenha ficado apto para representar Portugal."

A CBF abriu contatos com ele e seu estafe para evitar a perda de um jogador de dupla cidadania com bom potencial técnico para outra seleção forte. O grande exemplo atual é Jorginho, que nasceu no Brasil e defende a Itália, país onde foi criado. No caso de Andreas Pereira, o Brasil evitou que ele defendesse a seleção da Bélgica com uma convocação em setembro de 2018 e o desejo do próprio jogador.

Depois da convocação de ontem (27), representantes da seleção portuguesa retomaram conversas com Matheus Nunes para dizer que sua convocação está próxima e a manutenção entre os convocados pode ser mais fácil do que no Brasil, como informou inicialmente o canal de TV "SIC". A CBF aguarda comunicação oficial do jogador quanto à apresentação em São Paulo neste fim de semana.

Ainda há outro ingrediente nesta história, que é o desejo do Sporting de que ele não viaje para o Brasil. Matheus Nunes ainda não completou seu esquema vacinal, o que significa que poderia ter que cumprir quarentena em Portugal antes de retomar suas atividades normais e assim perder jogos importantes, inclusive na Liga dos Campeões da Europa.

Matheus Nunes está na seleção por causa da situação da nacionalidade, mas também por razões técnicas. Segundo apurou o UOL Esporte, ele chamou atenção de Tite e seus auxiliares pela variedade de opções de jogo que oferece. Já atuou no meio-campo do Sporting tanto pela direita, quanto pela esquerda — é normalmente escalado como uma espécie de segundo homem, função que tem Fred como titular na seleção e em que a boa capacidade de saída para o ataque é fundamento supremo. Tende a disputar posição com Bruno Guimarães.

O Sporting está em campo neste sábado com Matheus Nunes entre os titulares contra o Famalicão. A tendência é que depois do jogo haja uma solução para o imbróglio.