Topo

ANÁLISE

Champions entra na "guerra do streaming", mas volta à TV aberta após 3 anos

Champions League terá muitas novidades nas transmissões na edição 2021/22 - Alexander Hassenstein/Getty Images
Champions League terá muitas novidades nas transmissões na edição 2021/22 Imagem: Alexander Hassenstein/Getty Images

Allan Simon

Do UOL, em São Paulo

17/08/2021 04h00

A Champions League volta à TV aberta após três anos de ausência a partir de hoje. O SBT vai transmitir o duelo entre Monaco e Shakhtar Donetsk, válido pela ida da última fase pré-grupos da competição mais importante da Europa, às 16h (horário de Brasília). Esse retorno ocorre justamente em uma edição marcada pela inserção do torneio na "guerra dos streamings".

Se até o ano passado os jogos da Liga dos Campeões estavam disponíveis na internet em parte de forma gratuita, com o Facebook Watch, e na íntegra em planos pagos de um serviço segmentado, o atual Estádio TNT Sports (antigo EI Plus), agora o torneio entra no recém-lançado HBO Max, da mesma WarnerMedia, para bater de frente com o Star+, que a Disney lança no fim deste mês.

Enquanto o Star+ oferece quase todas as principais ligas e copas nacionais do futebol europeu, além da Liga Europa e da recém-criada Conference League, o HBO Max aposta na Champions League para bombar suas assinaturas entre o público de esportes. O serviço tem retransmitido também algumas partidas que a TNT possui em seu pacote de jogos do Brasileirão na TV por assinatura.

Se as duas gigantes do entretenimento brigam por espaço em um mercado cada vez mais concorrido (e em um bolso cada vez mais requisitado), a Liga dos Campeões alterna entre essa modernidade toda e a tradição. A Uefa optou por criar um pacote de TV aberta na última licitação dos direitos de transmissão, que abrange o período entre as temporadas 2021/22 e 2023/24.

O SBT ficou com esse pacote após a Globo não conseguir retomar os direitos totais da competição, como queria, derrotada pela WarnerMedia na briga pela TV paga e pelo streaming. Mas o fato é que a TV aberta, fosse quem fosse a vencedora, estaria contemplada, o que representa um passo atrás da entidade europeia.

Há três anos, a notícia andava na direção contrária. Após anos como atração em canais como RedeTV!, Band, Esporte Interativo (nas parabólicas), Record e a própria Globo, a Uefa vendia os direitos de transmissão apenas para TNT, Space e Facebook, além do então chamado EI Plus.

O Facebook era visto como algo promissor, revolucionário, ao proporcionar transmissões gratuitas em sua plataforma de rede social. O pacote incluiu jogos exclusivos que nem a TNT tinha, algo ao qual o SBT não terá direito agora. Meses depois, a rede social fundada por Mark Zuckerberg anunciou a compra dos direitos dos jogos exclusivos de quintas-feiras na Libertadores. Parecia uma ofensiva da qual a televisão aberta não conseguiria se defender no Brasil.

Mas a plataforma sequer entrou na briga pela renovação da Champions League no contrato que se inicia na temporada atual. Mais: já anunciou que não vai renovar o acordo com a Conmebol pela Libertadores após 2022. Abriu mão inclusive dos jogos exclusivos no Brasil ao compartilhar seus direitos com o Fox Sports.

No SBT, a Champions League terá um espaço menor do que teve até 2018 na TV aberta. Não por opção da emissora, mas por formatação do pacote vendido pela Uefa. Se anteriormente era possível vermos dois jogos por semana, agora o canal de Silvio Santos terá apenas um. O que forçará escolhas importantes daqui para frente.

Como resolveu fixar as transmissões sempre às terças-feiras, consolidando um dia de futebol na emissora, já que é também o dia escolhido para a Libertadores, o SBT terá jogos diferentes já no mata-mata da fase pré-grupos. Se hoje mostrará Monaco x Shakhtar, na próxima terça (24) será a vez de PSV x Benfica. Esse expediente poderá ser repetido nos mata-matas a partir de fevereiro.

Se quiser mostrar uma jornada completa de mata-mata do PSG, por exemplo, que deverá ser o time com maior potencial de audiência devido às presenças de Neymar e Messi, o SBT precisará abrir mão dessa escolha e transmitir um de seus jogos às quartas-feiras.

O telespectador de TV aberta poderá ver no SBT sempre um jogo por semana, além da final em jogo único marcada para um sábado, dia 28 de maio de 2022.

Na TV paga, segue tudo como antes no sentido da quantidade de jogos. TNT e Space serão usados pela WarnerMedia para transmitir as partidas. A diferença está na qualidade deles.

Até a temporada 2020/21, a empresa tinha que alternar com o Facebook as escolhas de jogos exclusivos, o que deixava partidas muito importantes fora da TV paga. Agora, a escolha será totalmente da programadora.

Neste início de transmissões, a TNT optou por mostrar os jogos de Monaco x Shakhtar e Benfica x PSV. O Space vai com os duelos Red Bull Salzburg x Brondby e Malmo x Ludogorets. O HBO Max terá dois jogos exclusivos, um hoje e outro nesta quarta: Sheriff x Dinamo Zagreb e Young Boys x Ferencváros. Todas as partidas serão disputadas às 16h.

Champions League na TV - Onde assistir

TV aberta: SBT (1 jogo por rodada, sempre às terças-feiras)

TV por assinatura: TNT e Space (1 jogo por dia em cada canal, mais as partidas que ocorram em horários diferentes)

Streaming: HBO Max (todos os jogos da Liga dos Campeões)

Transmissões dos jogos desta semana:

Terça (17)

16h - Monaco x Shakhtar - SBT, TNT e HBO Max
16h - Red Bull Salzburg x Brondby - Space e HBO Max
16h - Sheriff x Dinamo Zagreb - HBO Max

Quarta (18)

16h - Benfica x PSV - TNT e HBO Max
16h - Malmo x Ludogorets - Space e HBO Max
16h - Young Boys x Ferencváros - HBO Max