Clubes e patrocinadores usam Dia dos Pais para engajar torcidas
A pandemia afastou os torcedores dos estádios e, com isso, clubes e patrocinadores precisaram buscar alternativas criativas para manter o engajamento com os amantes do futebol. Datas comemorativas se tornaram aliadas neste quesito, já que a internet virou o grande meio de divulgação de ações de marketing direcionadas às torcidas.
Para o Dia dos Pais várias campanhas foram ativadas ao longo da última semana para aproveitar o sentimentalismo do torcedor e "o peso da data".
Uma das ações mais emblemáticas para a homenagem aos aos pais aconteceu pela parceria Flamengo e Mercado Livre. A empresa do ramo de tecnologia que atua com comércio eletrônico usou o eterno ídolo rubro-negro Zico para ser o garoto-propaganda de uma campanha emocionante. O patrocinador flamenguista convidou o Galinho para marcar um gol no Estádio do Maracanã. A ideia parecia ser simples, mas por meio de aplicativo, a empresa conseguiu reproduzir a voz do pai do atleta. Na mensagem, o pedido era para o filho marcar um gol aos "olhos" do familiar, visto que o genitor do flamenguista nunca havia assistido in loco uma atuação do filho.
O América-MG, outro clube da Série A do Campeonato Brasileiro, também aproveitou o momento para lançar um uniforme com pegada social e tema importante. "Lançamos uma camisa em que o foco é o combate ao preconceito racial no país. Neste momento, consideramos uma campanha extremamente necessária em nossa sociedade", disse Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt Sport, parceira do Coelho nas linhas de material esportivo.
No Internacional a ideia foi valorizar o legado do "sentimento Colorado" transmitido de geração em geração, de pai para filhos.
"Teremos uma ação emotiva buscando valorizar e ressaltar a importância da relação paterna na passagem pelo amor as cores e ao Inter. Vamos homenagear todos os pais que fizeram a nossa história", conta Jorge Avancini, vice-presidente de marketing do Internacional.
O Botafogo-SP, atualmente na Série C do Brasileirão, dedicou aos pais botafoguenses o novo terceiro uniforme, também em parceria com a Volt. "A ideia "Raízes Tricolores", que nomeia a Série e a nova camisa, surgiu da nostalgia da história centenária do clube, remetendo à estrofe "Celeiro de Campeões" do hino, reconhecido na revelação de jovens talentos e à própria campanha no estadual daquele ano", explicou Laura Louzada, gerente de marketing da Botafogo S/A.
O Atlético-MG lançou uma hashtag #MeuPaiéGalo e passou a divulgar fotos de torcedores que usaram a frase nas redes sociais.
Enquanto o Cruzeiro usou a frase "Paixão que vem de berço" para publicar uma homenagem ao Dia dos Pais. Até então, uma ativação mais simples, até o meio da manhã.
De acordo com especialistas, a proximidade com o torcedor é um dos fatores mais importantes para uma boa relação entre clube e patrocinador. Estampar a logomarca no uniforme atinge parcela significativa dos fãs, mas ações são importantes para complementar os projetos.
"O relacionamento com a torcida vai muito além de ser o patrocinador máster na camisa. Buscamos sempre essa interação e participação. Com Bahia e Vitória, fizemos um concurso para escolher o desenho do ônibus dos clubes, os participantes poderiam mandar as artes e teriam a chance de concorrer a uma série de prêmios. Além disso, durante o Campeonato Brasileiro, com 'Barril Dobrado' e 'Leão da Partida', os aficionados podem escolher os melhores jogadores nos triunfos da dupla BaVi", conta Hans Schleier, diretor de marketing da Casa de Apostas.
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