Topo

Corinthians

Corinthians muda planos e 'sobreviventes' da base perderão espaço no elenco

Vtinho é um dos nomes da base que mais chances recebe de Sylvinho, sendo utilizado como titular em seis partidas no Brasileirão  - Marcello Zambrana/AGIF
Vtinho é um dos nomes da base que mais chances recebe de Sylvinho, sendo utilizado como titular em seis partidas no Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

22/07/2021 04h00

A aposta do Corinthians em priorizar os jogadores das categorias de base no primeiro semestre não saiu conforme o esperado. Mais de dez nomes foram promovidos nesta temporada, e poucos vingaram. No meio de campo, apenas Adson e Vitinho 'sobreviveram' no elenco principal, mas perderão espaço para Giuliano e, possivelmente, Renato Augusto caso a contratação seja confirmada ainda nesta semana.

Endividado e com poucas opções em seu elenco, o Corinthians teve como estratégia no primeiro semestre fechar os cofres e dar espaço aos nomes da base. A equipe acabou eliminada precocemente da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana e caiu nas semifinais do Paulistão, em casa, para o rival Palmeiras. Depois de um início modesto no Campeonato Brasileiro, a diretoria optou por mudar e ir atrás de jogadores renomados no mercado.

Atualmente, no time-base do Corinthians sob o comando de Sylvinho, não há sequer um jogador promovido nesta temporada entre os titulares. Vitinho é o nome mais utilizado pela comissão técnica, mas se reveza com Roni no meio de campo. O zagueiro João Victor, titular absoluto na zaga, retornou ao Alvinegro nesta temporada, mas antes de ser emprestado ao Atlético-GO já treinava com os profissionais no CT Joaquim Grava.

A alteração nos planos fez com que alguns nomes promovidos com Vagner Mancini perdessem espaço no CT Joaquim Grava e voltassem para a base. São os casos de Mandaca, Guilherme Biro, Antony (que já retornou para o Joinville após não renovar seu empréstimo com o Corinthians) e Matheus Araújo. Entre os poucos que sobraram, destacam-se os meias Adson e Vitinho, que costumam ser utilizados por Sylvinho.

A dupla, no entanto, tende a perder espaço no elenco. Isto porque, Giuliano e Renato Augusto (caso venha a assinar com o Corinthians) chegam com o aval da diretoria, comissão técnica e torcida. Experientes e ambos com passagens pela Seleção Brasileira, os jogadores são as novas apostas do clube do Parque São Jorge.

Corinthians