Topo

Presidente afastado da CBF, Caboclo produz vídeos e acusa Del Nero de golpe

Rogério Caboclo, presidente afastado da CBF - Jorge Adorno/File Photo/Reuters
Rogério Caboclo, presidente afastado da CBF Imagem: Jorge Adorno/File Photo/Reuters

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

17/07/2021 17h57

Presidente afastado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo divulgou vídeos, hoje (17), em que acusa Marco Polo Del Nero, ex-presidente da entidade, de "espionagem, chantagem e tentativa de golpe". Antes aliados, os cartolas estão em lados opostos atualmente.

Ao todo, são quatro produções, com duração média de um minuto cada, que foram enviadas aos presidentes das 27 federações estaduais, responsáveis por decidir o futuro do dirigente — se será destituído ou retornará à presidência da CBF. A informação foi publicada, primeiramente, pelo "Metrópoles" e confirmada pelo UOL Esporte.

Marco Polo del Nero, presidente da CBF em 2015 - Marcelo Sayão/EFE - Marcelo Sayão/EFE
Marco Polo del Nero, presidente da CBF em 2015
Imagem: Marcelo Sayão/EFE

Em dois vídeos, Caboclo defende a gestão que realizou à frente da CBF, salientando o aumento de receitas e as conquistas de títulos no decorrer de mandato que se iniciou em abril de 2019. Um destes é especialmente voltado ao futebol feminino, que termina com a frase "Respeito ao futebol feminino. Respeito às mulheres". Vale lembrar que ele foi afastado após denúncia de assédio moral e sexual, protocolada por uma funcionária da CBF.

No outros dois, há acusações que apontam para Del Nero, que foi presidente da CBF — eleito em 2014, sucedendo José Maria Marín — e banido pela Fifa, de forma definitiva, de atividades relacionadas ao futebol após ser citado em casos de corrupção.

Vídeos de Caboclo acusam Del Nero de golpe; um deles fala em "respeito às mulheres" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Segundo o divulgado por Caboclo, houve a instalação de escutas ilegais em sua sala e, posteriormente, um pedido de pagamento de R$ 12 milhões para que as gravações não fossem divulgadas. Ainda de acordo com o dirigente, ele "preservou o caixa da entidade", negou o pedido e que, a partir daí, o conteúdo teria sido vazado.

Em oportunidade anterior, a defesa da funcionária que fez as acusações contra Rogério Caboclo, afirmou não houve pedido de dinheiro, mas um cenário contrário. Na verdade, o dirigente teria oferecido tal quantia em troca do silêncio. Áudios publicados pelo "Fantástico" mostram Caboclo questionando a funcionária se ela "se masturba" e se "está dividida" entre dois funcionários.

Caboclo está afastado da presidência da CBF desde o início do mês passado após determinação da Comissão de Ética do Futebol. Com o espaço vago, Antônio Carlos Nunes, o Coronel Nunes, que é o vice-presidente mais velho, retornou ao cargo.