Topo

Fluminense

Fluminense quer manter tabu contra Ceará no 'conforto' de São Januário

Último duelo entre as equipes acabou com vitória do Flu por 3 a 1 no Castelão - Kely Pereira/AGIF
Último duelo entre as equipes acabou com vitória do Flu por 3 a 1 no Castelão Imagem: Kely Pereira/AGIF

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

07/07/2021 04h00

O Fluminense receberá o Ceará hoje (7), às 21h30, pela décima rodada do Brasileirão. O Tricolor das Laranjeiras tem sido um adversário historicamente complicado para o Vozão. Afinal, jogando em casa, o clube carioca jamais perdeu esse confronto.

No total, são dez partidas disputadas no Rio de Janeiro, e o Flu venceu quatro e empatou seis vezes. O primeiro desses confrontos foi válido pelo Brasileiro de 1972 e terminou sem gols. O último deles foi mais uma igualdade, por 2 a 2, pelo primeiro turno do Brasileirão do ano passado —no returno, o Flu triunfou por 3 a 1 no Castelão.

Além do bom retrospecto jogando no Rio contra o adversário, o duelo desta quarta também apresenta outro dado histórico interessante para os tricolores. Nas raras vezes em que precisa jogar em São Januário, a equipe tem ido bem. Sua última derrota na casa vascaína foi apenas em 2011, contra o São Paulo, por 2 a 1, pelo Brasileiro.

Desde então, foram 11 jogos como anfitrião por lá, com nove vitórias e dois empates. Mas aí estamos incluindo partidas por três competições: Brasileirão, Campeonato Carioca e Copa Libertadores.

Ainda há mais uma curiosidade envolvendo o duelo. Hoje auxiliar, Marcão estava em campo na única vez que os clubes se enfrentaram no estádio onde será o jogo desta noite. Pela semifinal da Copa do Brasil de 2005, Ceará e Fluminense empataram por 2 a 2, naquele que era o primeiro jogo. Na volta, o Flu venceu por 4 a 1 e se classificou para final, rumo ao título.

Duas vitórias seguidas?

O retrospecto detalhado acima é interessante, mas os números não entram em campo. O time de Roger Machado busca engatar uma sequência positiva de resultados para agora. No Brasileirão deste ano, o Flu ainda não conseguiu duas vitórias de maneira consecutiva —se isso acontecer depois de terem batido o Flamengo, melhor ainda.

O treinador, inclusive, reconheceu a importância da vitória diante do rival, mas afirmou que ainda existe muito trabalho para ser feito. "Não é porque a gente venceu o clássico que está tudo certo, temos muito para corrigir ainda", comentou.

A inconstância é perceptível pela campanha: são nove jogos com três vitórias, quatro empates e duas derrotas. O Fluminense ocupa a décima colocação no Brasileirão com 13 pontos. Antes de vencer o Fla, a equipe vinha de quatro jogos seguidos sem triunfo.

Fluminense