Topo

Santos

Em dois meses, Diniz reformula Santos e saca jovens da base; entenda

Luiz Felipe em ação durante a partida entre Grêmio e Santos, pela 6ª rodada do Brasileirão 2021. - Pedro H. Tesch/AGIF
Luiz Felipe em ação durante a partida entre Grêmio e Santos, pela 6ª rodada do Brasileirão 2021. Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Gabriela Brino

Colaboração para UOL, em Santos

02/07/2021 04h00

João Paulo; Pará, Luan Peres, Kaiky e Felipe Jonatan; Alison, Vinicius Balieiro e Gabriel Pirani; Marinho, Lucas Braga e Marcos Leonardo. Esse foi o primeiro time escalado pelo técnico Fernando Diniz assim que chegou ao Santos, contra o Boca Juniors, pela fase de grupos da Copa Libertadores da América. Com um elenco recheado de Meninos da Vila, o comandante aproveitou o trabalho deixado pelo auxiliar Marcelo Fernandes e deu sequência à molecada.

Ao longo do tempo, porém, Diniz foi conhecendo melhor os jogadores e optou por reestruturar o Peixe, sacando alguns jovens do time. Kaiky, Vinicius Balieiro e Marcos Leonardo, por exemplo, perderam espaço e foram substituídos por Luiz Felipe, destaque nos treinos, Jean Mota, seguro nas partidas, e Kaio Jorge, que mostrou potencial para se firmar. O único mantido foi Pirani.

Nesse processo, além da aproximação com os jogadores e o estudo no dia a dia, Diniz optou por preservar os mais jovens. O técnico viu a garotada sobrecarregada e, em momento ruim de três derrotas consecutivas, sacou Kaiky e Balieiro.

Ele também viu cinco jogadores chegarem para reforçar o time: Danilo Boza, Moraes, Guilherme Camacho, Vinicius Zanocelo e Marcos Guilherme. Diante das novidades, o comandante santista passou a fazer alguns testes no CT Rei Pelé e viu Camacho e Marcos Guilherme despontarem. Ele voltou a mexer no time e teve boas respostas.

Entre os titulares, permaneceram apenas dois meninos da base: Gabriel Pirani e Kaio Jorge. Entretanto, o meia foi substituído nos últimos três jogos para dar espaço a Carlos Sánchez, mais uma boa surpresa para Diniz. O uruguaio recém-renovou seu contrato até 2023 e retornou de lesão muito bem fisicamente e tecnicamente. O treinador não esconde a vontade em tê-lo como titular, mas está tomando algumas precauções para não "queimá-lo".

Outro jogador que era xodó de Diniz e não entra há seis jogos é Ângelo. O jovem de 16 anos já fez sete partidas (três como titular) com o treinador, mas deixou de ser utilizado após a chegada dos reforços. Com boas opções em seu setor, Diniz passou a observá-lo nos treinamentos e deve dar alguns minutos nos próximos jogos.

Hoje o Santos reformulado pelo técnico Fernando Diniz é: João Paulo; Pará, Luan Peres, Luiz Felipe e Felipe Jonatan; Guilherme Camacho, Jean Mota e Gabriel Pirani; Marinho, Marcos Guilherme e Kaio Jorge.

Santos