Topo

Cuiabá inicia "combate às fake news" e pede inquérito em caso Valentim

Vice-presidente do Cuiabá, Cristiano Dresch contratou escritório de advocacia especializado em combater fake news - Divulgação/Cuiabá
Vice-presidente do Cuiabá, Cristiano Dresch contratou escritório de advocacia especializado em combater fake news Imagem: Divulgação/Cuiabá

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/06/2021 04h00Atualizada em 30/06/2021 11h22

O Cuiabá Esporte Clube contratou o escritório de advocacia Mariz de Oliveira e solicitou um inquérito para apurar as insinuações que classifica como "fake news" (notícias falsas) envolvendo a saída do técnico Alberto Valentim.

O treinador foi demitido mês passado, logo após a primeira rodada do Campeonato Brasileiro, e nas redes sociais passaram a circular notícias insinuando um suposto envolvimento do técnico com a esposa do presidente do Cuiabá, Alessandro Dresch, algo veementemente negado por ambas as partes.

O objetivo do Cuiabá é punir quem propagou as informações e combater a ação das fake news dentro e fora do âmbito esportivo.

"Eu acho que é um assunto muito sério. Foi um assunto que envolveu a vida pessoal de várias pessoas de uma forma muito cruel. E eu acho que tem que ser tratado de forma séria, por uma empresa séria, especializada nesse tipo de tema. Temos certeza de que vai nos ajudar a esclarecer os verdadeiros autores dessa campanha de difamação", declarou Cristiano Dresch ao UOL Esporte.

Na avaliação do dirigente, o objetivo do Cuiabá é passar uma mensagem de que os casos de fake news não passarão impunes, ressaltando que a situação já move uma indústria lucrativa:

"Eu acho que essa questão do fake news envolve toda a sociedade. Acho que, hoje, a forma com que as pessoas leem notícias tem mudado muito. E isso faz com que as redes sociais sejam uma ferramenta de fácil disseminação de notícias falsas e que podem prejudicar severamente as pessoas em sua vida pessoal, igual eles tentaram fazer conosco. E queremos, com essa iniciativa do Cuiabá, servir como um exemplo para tentar punir essas pessoas mal intencionadas e que estão ganhando dinheiro com essa indústria fake news, que virou um negócio e precisamos combater isso daí".

Em entrevista à reportagem na semana passada, Cristiano justificou a demissão de Alberto Valentim alegando que o trabalho do treinador não apresentava evolução. Já o técnico, ao Sportv, argumentou que o dirigente estava interferindo nas escalações da equipe.

Até o momento o Cuiabá ainda não definiu seu novo treinador. A equipe vem sendo comandada interinamente na Série A por Luiz Fernando Iubel e soma quatro empates e uma derrota.