Topo

Prefeitura alertou Copa América e CBF antes de veto a Cuiabá x Grêmio

Bruno Braz

Do UOL, em Cuiabá

20/06/2021 04h00

Reformado após seis anos inutilizado, o estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, popularmente conhecido como "Dutrinha", tem servido como local de treinamentos das seleções que vem a Cuiabá (MT) disputar a Copa América. Anteriormente, ele também tinha sido escolhido pelo Cuiabá Esporte Clube para mandar seu duelo contra o Grêmio, hoje (20), pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, mas acabou sendo vetado após vistoria da CBF em função do estado do gramado. Uma nova data para a realização do jogo ainda não foi estipulada.

O UOL Esporte entrevistou o prefeito de Cuiabá (MT), Emanuel Pinheiro, que se mostrou tranquilo em relação à decisão da Confederação Brasileira de Futebol, informando que já havia alertado não só o órgão como também a Conmebol, entidade que organiza a Copa América, sobre a situação do estádio.

"Encarei de forma muito natural. Eu já havia alertado todos os organizadores da Conmebol e da CBF que o Dutrinha não estava pronto ainda. O templo do futebol cuiabano é muito caro, muito estimado pela população cuiabana, e estamos fazendo toda essa reforma, requalificação e revitalização do estádio. Eu já tinha anunciado a entrega para a segunda quinzena de julho, ou primeira quinzena de agosto, porque ainda tinha uma série de acabamentos que precisam ser concluídos. Fiz uma última vistoria e detectei alguns pontos que não gostei", declarou, complementando em seguida:

"Mas a obra está praticamente pronta. Tem alguns probleminhas de iluminação, do gramado, de pintura, que vão levar pelo menos uns 30, 45 dias, mas eles pediram assim mesmo e, em consideração à CBF, autorizei que eles fizessem a vistoria. A Conmebol aprovou o Dutrinha, mas agora chegou essa afirmação. Então vejo com naturalidade, pois já havia alertado todo mundo".

Apesar do veto da CBF, as seleções da Copa América seguem utilizando o Dutrinha para treinamentos. O Chile, por exemplo, que já havia treinado no local na véspera da vitória sobre a Bolívia por 1 a 0, voltou a realizar uma atividade por lá ontem (19). Já o Uruguai treinará hoje (20).

A escolha do Cuiabá para mandar o seu jogo diante do Grêmio no Dutrinha se deu em função da Arena Pantanal estar reservada para a disputa da competição continental.

Estádio recebeu Pelé e frustrou Presidente Eurico Gaspar Dutra

Seleção do Chile treinou ontem (17) no estádio Dutrinha, em Cuiabá, antes do duelo contra a Bolívia - Bruno Braz / UOL Esporte - Bruno Braz / UOL Esporte
Chile treinou no estádio Dutrinha, em Cuiabá, antes e depois do duelo contra a Bolívia pela Copa América
Imagem: Bruno Braz / UOL Esporte

O Dutrinha é o estádio mais histórico de Cuiabá (MT). Ele foi inaugurado em 1952 com a alcunha de "Maracanã cuiabano" em função de dois anos antes ter sido construído o Maracanã, no Rio de Janeiro.

Presidente da República na época, o cuiabano Eurico Gaspar Dutra recebeu a homenagem de ter seu nome batizado no estádio, mas quando percebeu que o local não havia ficado nos moldes de como tinha sido projetado —no estilo "Mini Maracanã"—, ele se sentiu frustrado e decidiu por desistir de participar da cerimônia de inauguração.

O Dutrinha, porém, é um orgulho do povo cuiabano. Um dos jogos mais falados foi quando Pelé atuou no estádio, em 1969, na partida entre Mixto e Santos em homenagem aos 250 anos da capital.

Com capacidade para apenas 4.500 pessoas, ele não conseguiu comportar todos os fãs do Rei do Futebol, o que fez com diversos torcedores subissem em árvores e telhas para acompanhar o jogo que terminou com vitória por 5 a 1 dos santistas.

"O Dutrinha é o templo do futebol cuiabano. Por lá passaram grandes craques do futebol brasileiro com Pelé, Garrincha, Tostão, Zico, Rivelino... Em janeiro do ano que vem o Dutrinha completará 70 anos, então é um estádio muito estimado por todos os cuiabanos, um ícone da nossa cultura e esporte. Receber jogos do Campeonato Brasileiro é consequência, nós estamos trabalhando muito, com todo o cuidado, zelo e amor, para devolver o Dutrinha à população cuiabana com qualidade total. Vai ser dentro da eficiência e qualidade que é o padrão da nossa gestão", declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.

A prefeitura fez um investimento de cerca de R$ 2 milhões na reforma do Dutrinha.