Topo

Grêmio

Tiago Nunes defende Paulo Victor e afirma que Grêmio precisa melhorar

Tiago Nunes observa o Grêmio em partida diante do Caxias - RAUL PEREIRA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Tiago Nunes observa o Grêmio em partida diante do Caxias Imagem: RAUL PEREIRA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL

17/06/2021 22h20

Logo após a derrota para 1 a 0 para o Sport, na Ilha do Retiro, nesta quinta-feira (17), o técnico Tiago Nunes saiu em defesa do goleiro Paulo Victor. O questionado arqueiro do Grêmio, que ganhou a chance pelo fato de Brenno testar positivo para Covid-19, sofreu um gol na cobrança de falta de Sander. A bola foi em cima do camisa 1, mas foi desviada anteriormente por Diego Souza, que estava na barreira.

"Nós temos que ter muito cuidado. Sou extremamente contrário ao cancelamento das pessoas, algo que acontece com muita frequência hoje. O Paulo Victor é um grande goleiro, com experiência, e merece respeito. Sou contra esses movimentos coletivos que visam especificar algum jogador como culpado. Vivemos uma rotina no futebol que quem está fora é a solução para quem está dentro. É sempre assim que funciona. O desvio no Diego Souza tira totalmente a referência do Paulo. Ele pode ter falhado em outros lances, mas neste não", contou.

Paulo Victor, inclusive, foi a única mudança na formação inicial do Grêmio em relação ao time que perdeu para o Athletico-PR no último fim de semana. Tiago Nunes conta que está buscando dar uma estabilidade para a equipe e, por isso, evitou mudar muito.

"A complexidade da gestão do treinador passa pela estabilidade. O treinador que muda a cada jogo, muitas vezes, passa por uma instabilidade dentro do grupo. Existem mudanças que são necessárias, como a entrada do Paulo Victor. Resolvemos repetir a escalação, pois acreditamos que precisamos de uma base para recuperar a confiança dos atletas e, pontualmente, ir mudando com a entrada de jogadores que estão chegando agora, como o Douglas Costa, e os jovens, que precisam estar sempre jogando", emendou.

Por outro lado, o comandante não esconde que o Imortal precisa evoluir. "Nossa equipe não está tendo evolução e precisa evoluir mais. Fizemos um primeiro tempo ruim e um segundo melhor. Precisamos ter mais presença de área e um volume maior, finalizar mais. Tivemos 14 finalizações hoje, sendo a maioria de fora da área. Temos que melhorar, isso é evidente. temos jogadores que são muito qualificados para passar por esse processo", completou.

Confira outros pontos da coletiva

Sequência de derrotas

"É uma questão estatística e acabamos sempre direcionando para o viés que vai de acordo com o raciocínio que queremos. Sou cuidadoso nesse momento. Entre esses jogos que não vencemos [foi derrotado nas três partidas que realizou no Brasileirão], tivemos a conquista do título gaúcho, o empate contra o Brasiliense na Copa do Brasil. Não foram vitórias, mas resultados importantes e nos trouxeram classificações. É o momento de ter tranquilidade. Sabemos que não vivemos um bom momento, oscilamos bastante. Mas há de se ter cuidado. O grupo tem qualidade e estamos focados em melhorar rapidamente. Evoluir tecnicamente e taticamente, também recuperar melhor fisicamente após a oscilação pela Covid e as convocações para voltar ao caminho das vitórias, que é o que mais interessa."

Utilização de jovens

"É um ponto de vista tendencioso e até oportunista. Temos jogadores jovens que vinham sendo titulares, como o Brenno e o Ruan. O Matheus Henrique, o Jhonata Robert, o Ferreira são jovens e já vinham sendo aproveitados. O Ricardo entra todo jogo, o Bobsin entrou hoje... Os atletas da transição fazem parte da equipe principal, eles são integrados. Quando você fala em um processo de amadurecimento, tem que colocar os atletas em ritmo de jogo. E isso só se ganha jogando. Damos rodagem para eles serem aproveitados futuramente. Já cansamos de ver atletas que surgem como promessas, mas jogam muito pouco e desaparecem. Temos que achar a mescla entre jovens e experientes para, aí sim, ter sucesso e dar confiança aos atletas."

Reestreia de Douglas Costa

É um processo. Ele ainda está distante do seu ideal. Exageramos um pouco hoje, era para ele jogar cerca de 15 a 20 minutos [o atacante jogou pouco mais de 30 minutos após entrar aos 17min do segundo tempo]. Não posso estabelecer uma data de quando estará à disposição.

Grêmio