Topo

ANÁLISE

Menon: "Não acho que a fase do Abel Ferreira como treinador seja boa"

Do UOL, em São Paulo

31/05/2021 04h00

Em duelo entre duas das equipes consideradas entre as mais fortes do país, o Flamengo venceu o Palmeiras por 1 a 0 neste domingo (30), no Maracanã, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Porém, um fato antes do pontapé inicial chamou a atenção: uma entrevista do técnico Abel Ferreira, na qual ele disse que "está à espera de ser demitido", ao falar sobre a pressão no cargo.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte - com os jornalistas Isabela Labate, Renato Maurício Prado, Menon e Danilo Lavieri - o trabalho do treinador foi avaliado pelos colunistas, que criticaram algumas ideias dele na partida contra o Flamengo e outras atitudes que chamaram a atenção, como sua irritação à beira do campo e as constantes reclamações sobre o calendário do futebol brasileiro.

Menon acha que Abel Ferreira deveria encontrar novas ideias para o time. "O Abel não está bem. Não acho que a fase dele como treinador seja boa. Ele está na história do Palmeiras, mas precisa buscar uma solução diferente. Quando troca, sai Felipe Melo e entra Danilo. No outro jogo, começa o Danilo, entra o Felipe Melo. Hoje, ele errou ao tirar o Patrick de Paula e o Raphael Veiga. Ali piorou para o Palmeiras e o Flamengo passou a dominar", analisou.

Renato chamou a atenção para as críticas que o treinador fez sobre o sensacionalismo da imprensa brasileira. "Ele está muito 'não me toque'. Qualquer coisa, ele reclama da imprensa. Até parece que a imprensa portuguesa não é assim. Em todos os lugares tem o lado sensacionalista e outro sério. O que ele não ta notando é que subiu de degrau. Treinava times fracos e veio para cá. É o primeiro grande clube em que trabalha. Está na hora de parar de mimimi", comentou.

Para Lavieri, Abel Ferreira sentiu as diferenças do futebol brasileiro. "Acho que o Abel chegou aqui meio na vibe de 'vou mudar isso aqui'. Ele reclamou do calendário da arbitragem... Como se fosse uma questão de que ele pudesse ensinar por vir do futebol europeu. Mas se a gente analisar, a postura dele não é a de um técnico que vem da Europa. Ele passa muito do ponto, como foi o episódio com o Liziero, que foi lamentável", apontou, citando o episódio ocorrido na segunda partida da final do Campeonato Paulista.

Renato avalia que, por conta do nível das cobranças, o técnico pode até mesmo se despedir do Palmeiras. "Trabalho dele é bom, tem melhor elenco do Brasil. Ele mesmo elevou o nível de exigência ao ganhar Libertadores e Copa do Brasil. Ele vai ser cobrado mesmo. A sensação que eu tenho é que ele já está começando a arrumar uma desculpa para daqui a pouco chegar e dizer 'vou embora'. Está começando a sentir saudades demais de Portugal e ele já ganhou coisas grandes suficientes aqui". Não me espantarei se amanhã ou depois ele se virar para o Palmeiras e dizer 'vou voltar para Portugal'", concluiu.