Topo

Mauro Cezar Pereira

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Flamengo vence Palmeiras, 1 a 0: hoje nenhum outro time joga melhor no país

Pedro comemora o gol da vitória - Jorge Rodrigues/AGIF
Pedro comemora o gol da vitória Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

30/05/2021 18h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A vitória do Flamengo sobre o Palmeiras no Maracanã foi merecida, pelo segundo tempo, depois de uma etapa inicial na qual o jogo de transições rápidas do Palmeiras tenha sido eficaz, parando nas defesas de Diego Alves. A segunda metade da partida foi de imposição rubro-negra, controle da bola, situações criadas e a vez de Weverton aparecer com grandes intervenções. O gol de Pedro em jogada de Bruno Henrique, curiosamente, aconteceu no tipo de jogada que os palmeirenses tentam o tempo inteiro.

Com 20 minutos de jogo Anderson Daronco já havia marcado 14 faltas. Como em duas dezenas de minutos, em média, o futebol tem perto de 13, 14 de bola rolando, era algo próximo a uma infração marcada a cada 60 segundos. O campeonato brasileiro começou com pênaltis que praticamente só se vê no país, para Fluminense e Atlético Mineiro; e partidas truncadas por árbitros que se protegem truncando o ritmo da peleja. Um pênalti não foi dado de forma bizarra para os mandantes na etapa final.

O duelo seguiu o roteiro óbvio, com o Flamengo tendo a bola e o Palmeiras contra-atacando. Na melhor chance paulista nos primeiros 45 minutos, Rony escapou em condições, pois Isla não saiu como os demais defensores rubro-negros, cruzou e Luiz Adriano parou em Diego Alves. O goleiro da equipe carioca fez boas defesas antes do intervalo, como Weverton em jogada de Arrascaeta e Pedro, que quase abriu o placar nos acréscimos.

O segundo tempo foi de amplo domínio do Flamengo. Quando Pedro fez o gol da vitória em excelente jogada de Bruno Henrique, o Palmeiras sequer havia finalizado depois do intervalo. Diego Alves sustentou o 0 a 0 na primeira etapa e Weverton na segunda até onde foi possível. Mas os rubro-negros eram claramente superiores e por isso o técnico Abel Ferreira fez cinco alterações, pois via sua equipe sendo suplantada e precisava agir.

A vitória foi justa, mas os palmeirenses jogaram bem mais do que nas finais do Campeonato Paulista, quando foram batidos pelo São Paulo. Ficou claro, mais uma vez, o choque de estilos no duelo entre os dois times e também o nível superior do Flamengo no momento. Por mais que o time comandado por Rogério Ceni tenha seus defeitos, como a bola aérea, embora há dois jogos não sofra gol, nenhum outro joga mais no momento no país.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube