Topo

Cruzeiro autoriza imprensa no CT após mais de um ano de restrição

Desde março de 2020, quando o Brasil parou com o início da pandemia, havia restrições no CT celeste - Divulgação/Cruzeiro
Desde março de 2020, quando o Brasil parou com o início da pandemia, havia restrições no CT celeste Imagem: Divulgação/Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

31/05/2021 18h06

O Cruzeiro vai liberar de forma gradual a entrada de profissionais da imprensa para a cobertura de treinamentos na Toca II após mais de um ano. Desde março de 2020 que jornalistas não tinham autorização para cobrir o dia a dia no CT, em decorrência da pandemia da covid-19. O informe sobre tal liberação foi feito na tarde de hoje (31) por meio de nota oficial do clube.

"O Cruzeiro informa que será o primeiro grande clube do futebol brasileiro a promover o retorno dos profissionais de imprensa a um centro de treinamentos durante a pandemia. A ação será responsável e gradativa, atendendo de forma rígida todas as diretrizes dos protocolos sanitários, incluindo a testagem dos jornalistas credenciados para a cobertura dos treinos", diz parte do documento publicado no site oficial da Raposa.

Inicialmente, 15 veículos de imprensa [portais de noticia online, emissoras de TV e rádios] poderáo participar in loco das coletivas com comissão técnica e jogadores, e observar parte dos treinos comandados por Felipe Conceição.

"Uma vez por semana, jornalistas que realizam a cobertura do Clube com presença diária na Toca da Raposa 2 poderão participar de uma entrevista coletiva e acompanhar o treinamento do dia em tempo integral. A estreia do modelo será na manhã desta terça-feira, 1º de junho. O entrevistado será o goleiro e capitão Fábio", informou o clube.

Há restrições impostas pelo Cruzeiro, como a proibição de lives [transmissões ao vivo em plataformas virtuais], registro de fotos e vídeos. Todo material visual e audiovisual será disponibilizado pelos canais oficiais do clube. Haverá também controle de acesso dos profissionais conforme determinação prévia já explicada aos jornalistas.

"Dentro deste novo formato, seguindo todas as normas de prevenção contra a Covid-19, cada veículo poderá enviar apenas o repórter, incluindo as emissoras de TV. Os registros em vídeo, foto e áudio serão feitos pelo Departamento de Comunicação do Cruzeiro e cedidos posteriormente aos canais. A entrevista coletiva não será realizada na sala de imprensa da Toca 2, mas sim em um espaço aberto e de maiores dimensões. Os jornalistas credenciados terão que realizar na véspera o Teste Antígeno para Covid-19 e apresentar ao Clube antes do acesso ao CT", explicou.

Mais medidas de segurança

Para manter a segurança sanitária em suas dependências, o Cruzeiro cobrará o uso de máscaras e luvas durante a permanência dos repórteres na Toca II.

"Farão parte deste modelo inicial os veículos/jornalistas que realizavam a cobertura diariamente, de forma presencial no CT, antes da pandemia. São eles: TVs Globo, Alterosa/SBT, Band Minas, Rede Minas de Televisão, Canais Disney e Record; Rádios Itatiaia, 98 FM, Super FM e Inconfidência; e os Portais GE.com, Superesportes/Estado de Minas, UOL, Super FC/O Tempo e Hoje Em Dia", informou.

"O Cruzeiro tem se notabilizado entre os times de futebol no país no importante combate à Covid-19, graças a um protocolo rígido elaborado pelo Clube, a partir das diretrizes estabelecidas pelos órgãos oficiais de saúde. O escopo da volta dos profissionais ao centro de treinamentos celeste foi desenvolvido em conjunto pelos departamentos Médico, de Futebol e de Comunicação", finalizou a nota.