Topo

Corinthians

Protagonista nos pontos corridos, Corinthians busca retomada no Brasileirão

Corinthians vem de três temporadas seguidas sem protagonismo no Campeonato Brasileiro  - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Corinthians vem de três temporadas seguidas sem protagonismo no Campeonato Brasileiro Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

30/05/2021 04h00

Neste domingo, às 18h15, o Corinthians inicia mais uma jornada no Campeonato Brasileiro. Dono de sete títulos, o Alvinegro entra na competição nacional endividado, sem dinheiro para trazer reforços e apostando nos garotos das categorias de base. É sob este cenário que o clube tenta defender seu bom retrospecto no atual formato dos pontos corridos, quando ficou na parte baixa da tabela em apenas três oportunidades nos últimos 15 anos.

Considerando as edições de 2006 para cá — quando o Brasileirão passou a ser disputado no formato com 20 participantes e em pontos corridos —, o Corinthians conquistou três vezes a taça do Nacional. Além disso, conseguiu campanhas de destaque em 2010 (3º lugar) e em 2014 (4º). Na temporada 2012, quando conquistou a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes, o Alvinegro terminou em 6º, mesmo focado na viagem ao Japão.

Além do rebaixamento em 2007 (marco negativo na história do clube), o Corinthians ficou na segunda metade da tabela em apenas outras duas edições: 2018 e 2020. Em ambas, pelo menos em algum momento do Campeonato Brasileiro, o Timão chegou a flertar com a possibilidade de uma nova queda para a Série B (veja abaixo o rendimento ano a ano do Alvinegro).

Gráfico - Yago Rudá - Yago Rudá
Retrospecto do Corinthians no Brasileirão de 2006 a 2020
Imagem: Yago Rudá

Nas últimas três temporadas, o Corinthians deixou o protagonismo de anos anteriores de lado para brigar na parte média da tabela. Foi assim em 2018, quando a equipe terminou o Brasileirão na 13ª posição — apenas dois pontos acima do primeiro rebaixado naquela edição.

O mesmo aconteceu no ano passado, quando o clube chegou a ficar entre os últimos colocados, se recuperou sob o comando de Vagner Mancini, brigou por vaga na Copa Libertadores, mas, no fim, precisou se contentar com a 12ª posição no Campeonato Brasileiro.

Neste ano, o Corinthians chega sem holofotes. Na primeira metade da temporada, a equipe foi eliminada da Copa Sul-Americana ainda na quarta rodada da fase de grupos. No Campeonato Paulista, foi despachado, em casa, pelo rival Palmeiras em um jogo marcado pela superioridade do adversário.

O primeiro desafio no Brasileirão 2021 acontece hoje, às 18h15, diante do Atlético-GO, na Neo Química Arena. A partida marca a estreia do técnico Sylvinho, contratado para fazer do Corinthians um time mais competitivo na sequência da temporada.

Corinthians