Topo

Cruzeiro

Torcida pressiona técnico do Cruzeiro por chance a jovens da base

Marco Antônio e Paulo tentam ganhar a confiança do técnico Felipe Conceição  - Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Marco Antônio e Paulo tentam ganhar a confiança do técnico Felipe Conceição Imagem: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

27/05/2021 04h00

Dois garotos revelados nas categorias de base do Cruzeiro, o zagueiro Paulo e meia Marco Antônio, foram comunicados recentemente que poderiam buscar novos clubes para um empréstimo, o que gerou reação bem negativa nos torcedores. A justificativa, até então, era que o técnico Felipe Conceição não pensava em utilizá-los no decorrer desta temporada. Por isso, soou como surpresa a dupla aparecer na relação de convocados para a estreia da Raposa na Série B do Campeonato Brasileiro, contra o Confiança, no próximo sábado, às 16h, no estádio Batistão, em Aracaju.

Apesar de Paulo e Marco Antônio terem sido convocados para o duelo, ainda há dúvidas quanto à permanência deles ou não no grupo que brigará para ascender de divisão no ano que vem.

No Twitter a expressão #FicaPauloeMarcoAntonio esteve entre os assuntos mais comentados no fim de semana. O que pode ter feito com que o departamento de futebol repensasse pelo menos por enquanto sobre a permanência dos pratas da casa.

Novos testes

No último sábado, o zagueiro e o meia entraram em campo pelo time reserva do Cruzeiro no jogo-treino contra o Boa Esporte, na Toca II. Os atletas considerados suplentes da Raposa venceram esse compromisso por 2 a 0, com gols de outro menino da base: Stênio. Paulo substituiu o atacante Guilherme Bissoli, que deixou o campo reclamando de cãibras, e esteve ao lado de Weverton e Eduardo Brock na primeira linha [defensiva]. Marco Antônio entrou na vaga do volante Jadson e viu o vídeo de um passe que deu no jogo viralizar entre os torcedores, que fizeram campanhas pela utilização dos jovens no time principal.

Marco Antônio

Meia com estilo "mais clássico", de jogador que articula e inicia as jogadas na faixa central do campo, Marco Antônio, segundo apurou o UOL Esporte, corre o risco de não ser aproveitado por ter estilo e jogo que diferem da proposta de Felipe Conceição. O treinador, que costuma jogar no 4-3-3, busca meio-campistas com um jogo mais vertical e de velocidade, características diferentes das demonstradas pelo prata da casa.

Marco Antônio disputa preferência do treinador com jogadores que também estão no banco de reservas, como Claudinho e Marcinho. O outro é Rômulo, esse titular, que, apesar de ser volante, tem atuado como um meia pela esquerda por opção de Felipe Conceição.

O meia jogou cerca de 20 minutos nesta temporada, na derrota por 1 a 0 sobre o Pouso Alegre, na fase classificatória do Campeonato Mineiro. Antes, havia atuado apenas em agosto de 2020, ficando oito meses inativo. É que o jogador passou por um processo de fortalecimento muscular para evitar lesões, daí o prazo esticado de ausência nos jogos.

Paulo

Sem participar de jogo oficial em 2021, Paulo esteve em quatro listas de relacionados durante o Campeonato Mineiro. O zagueiro ganhou duas oportunidades em 2020 quando Felipão era o treinador. A primeira delas na 33ª rodada da Série B do ano passado, quando substituiu Cacá na vitória por 1 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, em São Luiz. Na última rodada também jogou contra o Paraná, no jogo que terminou 0 a 0, mas aí já sob a batuta de Célio Lúcio, técnico interino com a saída de Luiz Felipe Scolari.

Os contratos da dupla têm duração da seguinte forma: Paulo recebeu aumento salarial em novembro do ano passado e renovou seu vínculo até dezembro de 2023. O jogador interessava ao Sporting, de Portugal, e ao Atlético-MG. Marco Antônio está ligado ao Cruzeiro até dezembro de 2022.

Cruzeiro