Topo

São Paulo

Jovens de Cotia assumem responsabilidade e mantêm São Paulo vivo em final

Liziero, volante do São Paulo, foi um dos destaques do empate por 0 a 0 com o Palmeiras, pela ida do Paulistão - Rubens Chiri / saopaulofc.net
Liziero, volante do São Paulo, foi um dos destaques do empate por 0 a 0 com o Palmeiras, pela ida do Paulistão Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

21/05/2021 12h00

O São Paulo conseguiu um empate por 0 a 0 diante do Palmeiras no jogo de ida da final do Paulistão. Com alguns desfalques, Hernán Crespo recorreu a jovens revelados pelo clube em Cotia. Além dos já titulares Luan e Liziero, Gabriel Sara iniciou o jogo por causa da ausência de Luciano, e Igor Gomes foi acionado para a vaga de Martín Benítez durante a partida.

O quarteto formado pelas divisões de base do clube foi destaque no jogo disputado no Allianz Parque tanto na marcação, ao dar solidez defensiva ao meio de campo, como no setor ofensivo, criando as poucas chances de gol do São Paulo na partida.

Esta é a segunda vez que os jovens revelados em Cotia conseguem segurar as pontas contra o Palmeiras e buscam um resultado razoável no Allianz Parque durante um mata-mata do Paulista. Em 7 de abril de 2019, na semifinal do Paulistão, Luan, Liziero e Igor Gomes foram titulares contra o Verdão e tiveram atuação elogiada. Depois de um empate por 0 a 0 no tempo normal, o Tricolor venceu a disputa de pênaltis por 5 a 4 e chegou à final contra o Corinthians - a classificação foi surpreendente pela fase vivida pelas duas equipes.

Ontem Luan e Liziero formaram uma dupla consistente no meio de campo do São Paulo. Os dois volantes foram responsáveis 54 passes certos, com Luan acertando 22 (88% de aproveitamento), e Liziero completando 32 (80% de rendimento).

A dupla se destacou também com interceptações (quatro de Luan e três de Liziero) e desarmes (um de Luan e dois de Liziero). A boa marcação foi o suficiente para evitar que o adversário balançasse as redes adversárias. Foram apenas duas finalizações contra a meta de Tiago Volpi durante a partida ocorrida no Allianz Parque.

Ofensivamente, outra dupla de Cotia se destacou. Gabriel Sara iniciou o jogo como titular na vaga de Luciano, com dores musculares. Depois de bastante dificuldade na etapa inicial, cresceu no segundo tempo e teve ao menos duas boas chances de marcar. Em uma delas, parou nas mãos de Weverton. Na outra, acertou o poste esquerdo do goleiro do Palmeiras.

Igor Gomes também teve boa atuação. Coube a ele substituir um dos maiores destaques do time em 2020, o meia Martín Benítez, que saiu lesionado no intervalo. O camisa 28 quase deixou sua marca, cabeceando após cruzamento de Igor Vinícius, mas a bola passou perto do poste direito de Weverton na jogada. O jovem ainda deu movimentação ao setor ofensivo, com lances de profundidade.

No domingo (23), às 16h (de Brasília), Crespo pode recorrer novamente aos garotos de Cotia para vencer a partida de volta da final do Paulistão, diante do Palmeiras, no Morumbi.

São Paulo