Topo

Palmeiras

Destaque no Paulista, Scarpa deve perder final por rodízio; veja números

Diego Iwata Lima

De São Paulo

19/05/2021 04h00

Titular e um dos destaques positivos na derrota por 4 a 3 para o Defensa y Justicia na terça-feira (18), pela Libertadores, Gustavo Scarpa, atleta que mais atuou pelo time no estadual, não deve começar jogando a final do Campeonato Paulista, contra o São Paulo, na quinta-feira (20).

A julgar pela lógica de rodízio de escalações promovido pela comissão técnica alviverde, Raphael Veiga deve ser titular contra o Tricolor no Allianz Parque, como já aconteceu contra o Corinthians, no último domingo (16).

Em que pese o fato de Scarpa disputar posição com Veiga —talvez aquele que mais tenha evoluído sob o comando de Abel, juntamente com Rony—, a não escalação do ex-jogador do Fluminense pode, de certo modo, ser considerada uma injustiça.

Sem muito alarde, Scarpa vem apresentando alguns dos melhores números do grupo na temporada, de acordo com levantamento realizado pelo próprio Palmeiras.

Se deixar Scarpa no banco, Abel estará inicialmente abrindo mão do jogador de seu elenco que mais deu assistências na temporada, com oito —além de outros 16 passes para finalização que seus companheiros não conseguiram colocar na rede.

Não é só isso. Scarpa, o jogador que mais atuou em 2021, com 31 jogos, foi também quem mais jogou pelo time no próprio Estadual, com 838 minutos, competição em que fez dois gols e deu seis assistências.

Ele também é o atleta com mais participações em gols no ano, com 12, divididos em quatro gols e oito assistências - contra o Defensa, balançou a rede uma vez e cruzou para Zé Rafael guardar o dele.

Competição duríssima

Se deixar Scarpa no banco pode ser uma injustiça de Abel, crucificar o técnico por tal atitude também não é nada razoável.

Afinal, Raphael Veiga, que costuma ser escalado nos jogos mais duros e decisivos, tem números muito bons.

O meia tem sete participações em gols —cinco gols e duas assistências— e deixou companheiros em condições de bater para o gol 15 vezes na atual temporada.

Na temporada 2020, foi artilheiro do time no Brasileiro (11), vice-líder da artilharia geral (18), além de melhor jogador da Copa do Brasil, de acordo com a CBF.

Faz pouco tempo que Abel adotou um esquema com três zagueiros, com o qual parece estar bastante confortável. Nessa configuração, a segunda linha tem sido composta por dois alas, dois volantes e um meia de chegada à área —Veiga, no caso. Mas se no futuro quiser testar uma formação com dois meias mais ofensivos, terá também mão de obra qualificada para tal. É o que mostram os números e o desempenho crescente de Scarpa.

UOL Palmeiras #12: Toninho Cecílio aponta vantagens do Palmeiras em final

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir UOL Palmeiras, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e YouTube.

Palmeiras