PUBLICIDADE
Topo

Grêmio

Futuro da zaga do Grêmio se inspira em Van Dijk e foi alvo de clube belga

Ruan, zagueiro do Grêmio, superou concorrentes por vaga na equipe - Lucas Uebel/ Grêmio FBPA
Ruan, zagueiro do Grêmio, superou concorrentes por vaga na equipe Imagem: Lucas Uebel/ Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/05/2021 04h00

Classificação e Jogos

Renato Gaúcho ainda era o manda-chuva quando, em entrevista coletiva, definiu: Ruan é futuro titular da zaga do Grêmio. Desde as categorias de base que o defensor impressiona e comprova a tese de Portaluppi. Hoje aos 21 anos, ele tem inspiração em Van Dijk, multa rescisória milionária e já foi alvo de investidas da Europa.

No elenco gremista, 2021 tem sido um ano de afirmação para ele. O rendimento na ausência dos titulares impressionou o comando técnico. Tanto que Ruan atropelou concorrentes por posição e hoje é o suplente imediato para Kannemann. Como o argentino jogou apenas uma partida na temporada, ele tem aproveitado o espaço que se apresenta a cada jogo. E estará novamente em campo às 16h (de Brasília), contra o Caxias, na semifinal do Gauchão.

São 14 partidas pelo Grêmio nesta temporada, com mais sete na anterior. E o status só cresce nos bastidores do clube.

Mas não é novidade para Ruan ser valorizado. Sua estreia no principal ocorreu em 2019, e já era respaldada por grande expectativa. Em números do clube que o UOL Esporte teve acesso na época, o defensor registrou, em jogos oficiais, a velocidade de 37,1 Km/h em uma arrancada. Superando personagens do futebol mundial conhecidos por este atributo, como Bale, Advíncula e Bruno Henrique.

Na época, em entrevista ao UOL Esporte, citou os espelhos que tinha no clube, com Geromel e Kannemann, mas a inspiração também no holandês Van Dijk, do Liverpool.

"Me espelho nos exemplos que tenho por perto que são de qualidade, tentando agregar o que cada um tem de melhor. No Geromel, posicionamento e a liderança. Kannemann, a imposição física e a raça. Mas tem outros que não poderia deixar de citar, como Van Dijk, que para mim é um dos mais completos que vi jogar", disse.

Em 2018, já crente nesta arrancada, o Tricolor renovou seu vínculo até o fim de 2022. A multa rescisória estabelecida foi 50 milhões de euros (R$ 318 milhões pela cotação atual). O valor alto não impede o desejo de clubes de fora do país em contar com o futebol dele. No ano passado, pouco depois de ser promovido do sub-23, Ruan foi alvo de uma oferta de empréstimo de um clube da Bélgica, prontamente recusada pelos gaúchos.

O Grêmio conta muito com o serviço dele. Hoje (9), basta não sofrer gols contra o Caxias que o time de Tiago Nunes estará na final do Estadual pelo quarto ano seguido.

"O Ruan vem treinando com a gente há um tempo. Ele sempre teve personalidade, velocidade e qualidade. Ele vem se preparando, não foi algo do dia para noite. Ele sabe bem o que quer, tem grandes virtudes. É um moleque que vai crescer muito ainda. Ele está escutando a gente, tem a cabeça aberta para aprender. Tem tudo para honrar essa camisa por muitos anos", elogiou Pedro Geromel, parceiro de zaga no jogo de hoje.

Grêmio