Topo

Copa do Nordeste - 2021

Epidemiologista da Fiocruz vê surto de covid no CRB: "Precisa investigar"

Jogadores do CRB no aeroporto de Maceió - Maxwell Oliveira/CRB
Jogadores do CRB no aeroporto de Maceió Imagem: Maxwell Oliveira/CRB

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

05/05/2021 10h35

Com oito integrantes do elenco diagnosticados com covid-19 em menos de 20 dias, o CRB enfrenta o que já pode ser caracterizado como um surto da doença. É o que afirma Ana Brito, médica epidemiologista e pesquisadora da Fiocruz Pernambuco.

Além do técnico Roberto Fernandes, que segue internado em um hospital de Maceió, três jogadores testaram positivo na segunda-feira (4): o zagueiro Ewerton Páscoa, o meio-campista Diego Torres e o atacante Hyuri. Os três jogaram no sábado (1) contra o CSA, em partida válida pelo Campeonato Alagoano.

No meio de abril, o goleiro Edson Mardden e o lateral-esquerdo Guilherme Romão também testaram positivo. O primeiro ainda não foi relacionado para partidas desde então, e o segundo jogou no sábado, contra o CSA. O volante Olívio, que testou positivo dia 18 de abril, também foi relacionado para o jogo contra o CSA, mas não entrou em campo.

"Sete a oito pessoas testaram para a covid-19, ou seja, isso reflete claramente a circulação livre do vírus. E como já sabemos exaustivamente, ele se transmite pela possibilidade de ter pessoas em contato uma com as outras através da respiração. É um surto sim, é a revelação de circulação livre do vírus nessa comunidade que está na maior parte do tempo em ambiente comum", explicou a pesquisadora, ao UOL Esporte.

Essa não é a primeira vez que um clube alagoano sofre com a doença. No ano passado, o CRB chegou a somar 15 casos. Na mesma época, o CSA totalizou 18 jogadores infectados. Todos se recuperaram bem.

Ana Brito alerta para a possibilidade de mais jogadores testarem positivo ao longo dos dias devido ao contato que tiveram com os colegas infectados.

"Provavelmente deve ter mais gente nessa equipe que já está infectada, e isso coloca em cheque e em exposição as demais pessoas que venham a ter contato com essa equipe e sobretudo uma equipe adversária. E isso é uma evidência que precisa ter uma investigação", detalha a especialista.

Em nota, o CRB informou que o técnico Roberto Fernandes está "medicado, estável e em observações". O clube, no entanto, não informou quando será seu retorno às atividades.

Técnico do CSA também foi infectado

O técnico Bruno Pivetti, recém contratado pelo CSA, mal chegou a entrar em campo pelo time. Ele testou positivo para covid-19 na última quarta-feira (28), um dia após desembarcar em Alagoas e ser anunciado pelo Azulão. De acordo com nota divulgada pelo clube, ele está assintomático.

Um dia depois de sua chegada a Maceió, Pivetti trabalhou com os jogadores e discursou sem máscara rodeado de funcionários do time durante sua apresentação. O clube não informou, porém, se outras pessoas que tiveram contato com o treinador testaram positivo para covid.

"O Centro Sportivo Alagoano, cumprindo a responsabilidade com a integridade e saúde de todos que o fazem e aplicando o protocolo de saúde institucional, comunica que o comandante técnico Bruno Pivetti testou positivo para covid-19. Ele está assintomático e sendo acompanhado pelos médicos do clube, apenas aguardando o tempo de isolamento necessário ao seu retorno", informou o clube.

CSA e CRB entram em campo hoje pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Alagoano. O Azulão, já classificado para a próxima fase do estadual, encara o CSE, no estádio Juca Sampaio, às 20h. No Rei Pelé, em Maceió, o CRB recebe o Jacyobá, no mesmo horário.