Topo

CRB enfrenta surto de casos de Covid-19 no elenco e vê dilema na Série B

Gum, experiente zagueiro do CRB, também se recupera de Covid-19 - Roberto Boroni/ASCOM CRB
Gum, experiente zagueiro do CRB, também se recupera de Covid-19 Imagem: Roberto Boroni/ASCOM CRB

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, de Maceió

29/10/2020 04h00

Em Alagoas, os casos de Covid-19 voltaram a aparecer. Se antes o CSA teve 18 casos confirmados, agora é o CRB quem chega a sete jogadores infectados pela doença em menos de uma semana. Três foram confirmados no último sábado (24) e já não enfrentaram a Ponte Preta. Ontem (28), mais quatro jogadores foram afastados por conta da doença. Um deles é o zagueiro Gum, ex-Fluminense. Desta forma, o clube ainda não sabe quais jogadores terá à disposição para a sensação Cuiabá, no próximo sábado (31).

"Eu peguei sim [o coronavírus]. Estou sentindo pouco. Já fiz a contraprova e está confirmado. Agora, os meus companheiros estão aguardando o resultado dos testes para a comissão tomar as providências", disse Gum ao UOL Esporte.

Os outros atletas infectados são Reginaldo Júnior, Moacir e Safira — eles devem voltar a jogar em 8 de novembro, contra o Juventude, pela 20ª rodada da Série B. Nos novos exames, além de Gum, testaram positivo para Covid-19 mais três atletas: Thalisson, Reginaldo Lopes e Hugo. Os jogadores e comissão técnica do Galo passaram por novos exames em laboratório particular de Maceió e aguardam o resultado.

Em nota, o clube informou que os atletas infectados já cumprem o isolamento e que está sendo oferecido todo apoio e suporte necessários para que se recuperem o mais rápido possível. O Clube ainda não confirmou, no entanto, quantos jogadores estão aptos para o jogo de sábado (31). A próxima partida do CRB será contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, e o clube alagoano estará desfalcado de sete atletas por conta da Covid-19.

Vale lembrar que em junho, o médico do clube, Luiz Fernando Barros informou que oito profissionais do clube testaram positivo para a Covid-19. Ao todo, entre contaminados e curados a equipe possui 15 jogadores vítimas da doença.

CSA também teve casos

Durante o mês de agosto foi a vez do CSA totalizar 18 atletas infectados em menos de uma semana. Ou seja: 59% de seus atletas foram expostos, o que impossibilitou a continuidade do time na Série B do Brasileiro, sendo preciso adiar partidas da primeira e da segunda rodada da competição.

O surto da Covid-19 no CSA fez a Confederação Brasileira de Futebol mudar sua postura de como lidar com a situação. Reportagem publicada pelo UOL revelou que o presidente interino do Conselho Deliberativo do CSA, Valmá Peixoto, afirmou ter solicitado o adiamento da partida contra o Guarani, pela primeira rodada, quando o CSA já havia confirmado oito infectados, mas que houve negativa da CBF.

"Houve uma solicitação à CBF quando recebemos os resultados positivos, mas diante do protocolo a resposta foi negativa em razão de os clubes que já estariam nos hotéis e pelos locais seguirem os protocolos sanitários estabelecidos", contou o presidente.