Topo

Botafogo

Contra o Macaé, Botafogo inicia 'laboratório' para a Série B do Brasileiro

Técnico Marcelo Chamusca conversa com elenco do Botafogo - Vitor Silva / Botafogo
Técnico Marcelo Chamusca conversa com elenco do Botafogo Imagem: Vitor Silva / Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

25/04/2021 04h00

O Botafogo encara o Macaé, hoje (25), pela última rodada da Taça Guanabara, primeira fase do Campeonato Carioca, já de olho na Série B do Brasileiro. Sem chances de classificação à semifinal do Estadual, o Alvinegro inicia um período em que o técnico Marcelo Chamusca vai fazer testes e análises quanto ao elenco. O confronto, no Nilton Santos, começará às 18h.

As eliminações precoces na Copa do Brasil e Carioca aumentaram a pressão pelos lados de General Severiano. A diretoria está no mercado e busca reforços para o grupo, visando atingir o objetivo de voltar à elite do futebol brasileiro.

Chamusca, por sua vez, admite que, até aqui, o elenco não correspondeu ao esperado e promete melhorias. A ideia do treinador, inclusive, é utilizar os próximos compromissos — o duelo de hoje e, possivelmente, a Taça Rio —, para este processo de aperfeiçoamento. Vale lembrar que, para estar na Taça Rio, o Glorioso precisa ficar entre a quinta e a oitava colocação.

"O time não está pronto, longe disso. Ainda precisa melhorar em muitos aspectos e vai melhorar. Ninguém está satisfeito, muito menos eu. No Carioca, tivemos jogos e fomos bem, mas não conseguimos transformar em resultado. De qualquer jeito, é muito ruim perder para times com menor investimento. A cara do Botafogo não é essa de agora. Eu, como treinador, tenho toda a responsabilidade e vou fazer com que esse cenário mude", disse, depois da derrota para o Fluminense, que decretou a eliminação no Carioca.

O oscilante início de temporada do Botafogo acontece em meio a mudanças na diretoria e uma reformulação no departamento de futebol, com reflexos no elenco. Ainda há jogadores com futuro incerto e a diretoria busca resoluções. Exemplos disso são os laterais Barrandeguy, Kevin e Cascardo, e os atacantes Lecaros, Davi Araújo e Rhuan. Os volantes Luiz Otávio e Rickson, com contratos próximo do fim, também são nomes que estão sob avaliação.

Além disso, a cúpula também tenta soluções para a crise financeira e, até por este motivo, o adeus à Copa do Brasil, competição com polpudas premiações, teve um peso tão negativo para o planejamento.

A torcida não tem escondido a insatisfação com o desempenho e já chegou, até mesmo, a pedir a demissão do técnico, mas, inicialmente, Chamusca ainda goza de prestígio internamente.

"Sabemos, e foi falado desde o início, que o nosso trabalho é de médio a longo prazo, mas o Botafogo exige resultado e é isso que precisamos entregar. Sabemos o momento que estamos vivendo e onde queremos chegar. Nosso objetivo, desde o início da temporada, é o acesso à Série A do Brasileiro e, para isso, estamos trabalhando", disse o diretor de futebol Eduardo Freeland, em depoimento à Botafogo TV, no último domingo.

Em 2015, quebra de sequência invicta

Daniel Carvalho conduz a bola em jogo do Botafogo contra o Macaé, pela Série B no estádio Moacyrzão - Vitor Silva/SSPress - Vitor Silva/SSPress
Daniel Carvalho conduz a bola em jogo do Botafogo contra o Macaé, pela Série B no estádio Moacyrzão
Imagem: Vitor Silva/SSPress

Botafogo e Macaé já duelaram na Série B do Brasileiro, em 2015. À época, a equipe alvianil impôs ao Alvinegro a primeira derrota na competição, ao vencer por 4 a 2, na nona rodada.

O resultado negativo não tirou a equipe de General Severiano da liderança, mas fez o Macaé encostar no G4, ficando dois pontos atrás do Náutico, então quarto colocado.

Ao fim da competição, o Botafogo, com 73 pontos, foi campeão, e o Macaé, com 43, terminou na 17ª posição, caindo para a Série C.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X MACAÉ

Competição: Campeonato Carioca, Taça Guanabara
Data: 25 de abril de 2021, domingo
Horário: 18h (de Brasília)
Local: estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus
Auxiliares: Rachel de Mattos Bento e Thayse Marques Fonseca

Botafogo: Douglas Borges; Jonathan, Kanu, Sousa e PV; Rickson, Pedro Castro e Ricardinho; Felipe Ferreira, Matheus Nascimento e Marco Antônio. Técnico: Marcelo Chamusca

Macaé: Ricardo; Rossales, Dante, Álvaro Acevedo e Patrick; Helton, Ronan, Edy e Junior Araújo; Alemão e Romário. Técnico: Luciano Lamóglia

Botafogo