Topo

Carioca - 2021

Com 1 x 0, Fluminense se garante na semi e elimina o Botafogo no Carioca

Do UOL, em São Paulo

17/04/2021 18h00

Com gol de cabeça do zagueiro Nino, no começo do segundo tempo, o Fluminense garantiu presença na semifinal do Carioca e colocou fim nos planos do Botafogo no torneio. O Tricolor venceu hoje (17) o "clássico vovô" por 1 a 0, em partida válida pela 10ª rodada da Taça Guanabara.

O Fluminense agora é o terceiro colocado com 19 pontos e não pode mais ser ultrapassado por Vasco ou Botafogo, que somam 13 pontos. O sexto lugar do Fogão representa a segunda eliminação do time nesta semana. Na quarta-feira (14), o time de Marcelo Chamusca perdeu para o ABC/RN e caiu na segunda fase da Copa do Brasil.

Além da classificação, a vitória também traz confiança ao Fluminense para o seu próximo compromisso: a estreia na Libertadores. Os comandados de Roger Machado farão a primeira partida no torneio continental na próxima quinta-feira (22), contra o River Plate.

Nenê, o garçom do Cariocão

Aos 39 anos, o meia Nenê se firmou como líder de assistências do Campeonato Carioca. Com a cobrança de falta que resultou no gol de Nino, Nenê alcançou o quarto passe para gol em cinco jogos nesta edição do Estadual. Foram 15 cruzamentos certos ao todo, uma média de três por jogo que entrou em campo.

Marco Antônio: pagando o preço pelo ataque ineficiente

O atacante Marco Antônio foi a peça que Chamusca mexeu para tentar renovar o ataque botafoguense para o segundo tempo. Substituído no intervalo para a entrada de Felipe Ferreira, Marco Antônio teve um primeiro tempo apagado, tal como todo o trio de frente. Contudo, soma-se ao desempenho baixo e sem finalizações ainda o cartão amarelo que sofreu por conta de uma falta dura em Calegari.

Mudança em cima da hora

Faltando apenas dez minutos para o início da partida, o Botafogo precisou fazer uma mudança em sua escalação. Kayque sentiu um desconforto na coxa direita durante o aquecimento e foi substituído por Luiz Otávio, que fez uma partida bem discreta no meio campo.

Foi pênalti?

Com apenas 11 minutos de jogo, Kayky partiu para cima da marcação de Paulo Victor e foi derrubado na área. Apesar da reclamação dos jogadores do Fluminense, o árbitro Rodrigo Carvalhaes de Miranda mandou seguir o jogo.

Durante a parada para a hidratação, a transmissão do PPV do Carioca flagrou Roger Machado falar "claro que foi pênalti" aos jogadores. Não há o recurso do VAR nesta fase do estadual.

Primeiro tempo truncado e sem finalizações

Os primeiros 45 minutos no Maracanã não ofereceram muita emoção aos torcedores de Flu e Bota. O Tricolor teve maior posse de bola e mais passes trocados, mas não conseguiu converter isso em oportunidades.

Com a marcação mais pesada, o Botafogo fez faltas que exigiram atendimento a Yago Felipe e Nenê. Somente nos minutos finais que saiu o primeiro cartão amarelo da partida.

Os dois times foram para o intervalo com uma finalização cada, nenhuma delas em direção ao gol.

Flu marca no comecinho do segundo tempo

Somente após o intervalo que o Fluminense conseguiu converter seu domínio de jogo em oportunidades. Foi com apenas três minutos da etapa complementar, após Gilvan fazer falta em Fred pelo lado direito. Nenê alçou a bola para a área e o zagueiro Nino subiu mais que tudo mundo para cabecear firme ao gol, no canto do goleiro.

Douglas Borges evitando o pior

O Fluminense continuou pressionando o Botafogo após o gol e obrigou o goleiro Douglas Borges a fazer duas boas defesas quase consecutivas. Na primeira, aos 15, ele defendeu tranquilamente um chute de Fred que sofreu desvio no meio do caminho. No minuto seguinte, Wellington arriscou com mais força, de fora da área, e fez o goleiro do Fogão se esticar para evitar o gol.

As estreias do Flu

Na metade do segundo tempo, Roger Machado promoveu a estreia de alguns dos reforços que chegaram para a disputa da Libertadores: Cazares entrou no lugar de Kayky e Samuel Xavier na vaga de Calegari. Apenas Manoel, também contratado recentemente, não teve a oportunidade de disputar o clássico. Cazares participou ativamente dos minutos finais de jogo, com dois cruzamentos para a área.

Ficha técnica
Fluminense 1 x 0 Botafogo

Competição: Campeonato Carioca (10ª rodada)
Data: 17 de abril de 2021, sábado
Hora: 16h, de Brasília
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro/RJ
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
Assistentes: Michael Correia e Diogo Carvalho Silva

Gols: Nino (Fluminense) aos 4' do 2ºT
Cartões amarelos: Marco Antônio, Rickson e Gilvan (Botafogo); Calegari, Yago Felipe e Egídio (Fluminense)

Fluminense: Marcos Felipe, Calegari (Samuel Xavier), Nino, Luccas Claro e Egídio; Wellington, Martinelli, Yago Felipe (Gabriel Teixeira) e Nenê (Hudson); Kayky (Cazares) e Fred (John Kennedy). Técnico: Roger Machado.

Botafogo: Douglas Borges; Jonathan (Gabriel), Kanu, Gilvan e Paulo Victor; Rickson, Luiz Otávio e Ricardinho; Marcos Antônio (Felipe Ferreira), Ronald (Enio) e Matheus Nascimento. Técnico: Marcelo Chamusca.